Cotidiano

Turismo tem crescimento de 148% em empregos formais em RR

Foram 77 empregos gerados em janeiro de 2019, todos com carteira assinada

As atividades diretamente ligadas ao turismo em Roraima tiveram um aumento de 148% na criação de empregos formais, segundo dados recentes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O crescimento foi avaliado segundo o estudo “Empregabilidade no Turismo” da Confederação Nacional, referente ao mês de janeiro deste ano. Já os dados do Estado foram analisados e divulgados pelo economista do Sistema Fecomércio em Roraima, Fábio Martinez.

Segundo o economista, a criação de empregos do turismo concentrou-se nos segmentos de alimentação e hospedagem, que juntos geraram 77 empregos com carteira assinada.  O economista explica ainda que o resultado é bem expressivo já que no primeiro mês do ano a geração de empregos formais teve saldo negativo de 300 postos de trabalho. “Isso mostra que sem as contratações que ocorreram nas atividades ligadas ao turismo o resultado poderia ser ainda muito pior”, afirmou.

Para a presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes e do Conselho Empresarial de Turismo de Roraima (Ceturr), Tereza Mota, o crescimento do número de empregos formais beneficia toda uma cadeia de profissionais. “O turismo em Roraima atrai as pessoas que procuram contato com a natureza. Esse turismo gera emprego não só para o empresário, mas também para os moradores dos municípios que recebem os visitantes”, afirma Tereza.

A sindicalista citou como exemplo a Serra do Tepequém, que hoje recebe centenas de turistas nos fins de semana e movimenta a economia na localidade. “O turismo hoje em Roraima é o elo para a gente crescer não só financeiramente, mas para mostrar ao mundo as nossas potencialidades e as nossas belezas naturais tão diferentes de outras regiões da Amazônia”, completou.

O presidente da Fecomércio, Ademir dos Santos, acrescentou que é importante apoiar o setor do Turismo e incentivar ações para o desenvolvimento econômico e social. “A Federação do Comércio, juntamente com a CNC vem trabalhando para que o turismo se torne uma grande fonte de receita para o Estado, com a exploração de suas belezas naturais, que vem atraído pessoas do mundo inteiro”.