Entretenimento

UFRR comemora aniversário com programação cultural

Evento terá a exposição “Memórias do Lavrado”, dos artistas plásticos Edinel Pereira e Ednelson Makuxi

Artes, shows musicais, exposição de artes plásticas fazem parte da programação do aniversário de 29 anos da  Universidade Federal de Roraima (UFRR) O evento ocorre no dia 13 de setembro, às 19h, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) com uma série de atividades culturais. A UFRR foi fundada no dia 08 de setembro.

A programação começará com a performance do Coral Madrigal. Logo em seguida, o evento continua com os shows dos cantores Ricardo Nogueira e Joemir Guimarães. O encerramento ficará por conta da Banda Paricarana. No intervalo das apresentações, a instituição sorteará para o público CDs de artistas locais e do Festival Canto Forte.

O hall do CAF terá a exposição “Memórias do Lavrado”, dos artistas plásticos Edinel Pereira e Ednelson Makuxi. Os dois são irmãos e resolveram propor nessa amostra inédita, a mistura da pintura com a literatura para exaltar o lavrado roraimense.

A cerimônia será conduzida pela atriz Kaline Barroso e a acadêmica Samara Siqueira.  O evento é coordenado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae).  A UFRR agradece o apoio dos artistas Ricardo Nogueira, Joemir Guimarães, Edinel Pereira, Victor Salas e Elton Jeferson, bem como do fotógrafo João Felipe Amaral e da atriz Kaline Barroso, que gentilmente se dispuseram a contribuir gratuitamente com a festa.

De acordo com a Coordenadora de cultura da UFRR, Flávia Ávila Santa Rita, a programação reúne grandes nomes da cultura roraimense. 

“São vinte e nove anos da UFRR, nós optamos por fazer um evento bastante diversificado com artistas plásticos e da música, exponenciais para a nossa cultura, artistas de grande relevância para o estado, além dos grupos culturais que fazem parte da Universidade, artistas que na linguagem local expressam bastante a cultura regional, o indigenismo, a diversidade da nossa arte. Será uma programação bastante rica, e esperamos que a comunidade venha nos prestigiar” explicou.

Informações sobre o Aniversário podem ser obtidas na Coordenação de Cultura da UFRR, sala 417, bloco IV, campus Paricarana. O correio eletrônico é [email protected].

Banda Paricarana

O conjunto musical é um projeto do Programa Mosaico Cultural, idealizado pela Coordenação de Cultura da UFRR. Criado em 2010, o conjunto musical é composto por acadêmicos de graduação e realiza apresentações dentro e fora da Universidade. Com repertório variado, já passou por seis formações. Os alunos que participam do projeto recebem orientação técnica e pedagógica da regente Flávia Ávila, além de poderem vivenciar na prática todo o processo de produção e organização de um espetáculo cultural.  Ao longo de sua história, a banda Paricarana já teve a oportunidade de participar de eventos em Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e, recentemente, em Santarém (PA).

Memórias do Lavrado

Uma combinação de poesia e pintura, é a receita da exposição Memórias do Lavrado, dos artistas plásticos Ednelson e Ednel Souza Pereira. Ednel Pereira é artista plástico autodidata. Nascido em Mucajaí, o artista apresenta um currículo de 30 anos de carreira e mais de 50 exposições, individuais e coletivas.

Fugindo do convencional, Ednel experimenta com originalidade, pintar um quadro em telas que antes tiveram outra utilidade, trazendo assim um novo conceito de arte moderna ao velho jargão de reciclagem e reaproveitamento.

Ednelson Makuxi cursou Antropologia Aplicada em Quito, no Equador e Ciências Sociais na UFRR (Universidade Federal de Roraima). Trabalhou como arqueólogo na reforma do Porto de Santos. Em 1987 teve poesia publicada na obra Antologia Poética de Cidades Brasileiras, pela editora Show Shogum, sendo o único escritor roraimense selecionado nesta edição.

Serviço

Aniversário UFRR

Data: 13 de setembro (Quinta-feira)

Local: CAF/ UFRR

Entrada Franca