Saúde e Bem-estar

Ultrassonografia Obstétrica: Qual é a importância do exame e quando fazer? 

Toda gestante deve realizar o ultrassom morfológico

Toda gestante deve realizar o ultrassom morfológico. De acordo com o médico ultrassonografista Marcus Albuquerque, as malformações e o risco de prematuridade do bebê podem ser mostrados através dos exames morfológicos.

Com eles, é possível fazer uma avaliação das estruturas de cada segmento do feto (cabeça, pescoço, coluna vertebral, tórax, abdômen, genitália externa e extremidades) ,do líquido amniótico, do cordão umbilical e da placenta. 

O médico explica que o exame Doppler das artérias uterinas e a medida do colo uterino, desde que solicitados no momento do morfológico, são exames que podem ser realizados e auxiliam na prevenção da pré-eclâmpsia e do parto prematuro, respectivamente. 

“A ultrassonografia morfológica deve ser feita em dois momentos, o primeiro é de onze semanas e zero dia, a 13 semanas e seis dias, quando você conseguirá ver algumas más formações iniciais e poderá dizer se há no útero um ou mais bebês, se há uma ou mais placentas e medir a membrana que recobre a nuca do feto, observar o osso nasal, entre outros dados . Num segundo momento, ele deve ser feito no 2º trimestre , no período de dezoito a vinte quatro semanas, onde é possível ver os detalhes como os bracinhos, como estão os olhos e boca , rins e outros órgãos. É “um exame bem detalhado” comenta o Dr Marcus.

Segundo o médico, o exame não é invasivo e faz parte da rotina de um bom pré-natal. É isento de qualquer risco para a gestante e para o bebê. 

“A ultrassonografia define quanto tempo tem o bebê. A mãe pode até não saber, mas o exame consegue datar a idade gestacional e auxiliar o obstetra e no final da gestação e poderá dizer como está o desenvolvimento do bebê e sua maturidade. Com a ultrassonografia em mãos o obstetra possui uma ferramenta auxiliar importante na análise do pré-natal” diz.

Quando fazer? 

Segundo o médico, por ser não invasivo, ele pode ser feito a qualquer hora do dia, a mãe só deve ficar atenta ao período em que ele deve ser feito.

“O exame não precisa de nenhum cuidado especial, apenas que a mãe esteja tranquila, que ele pode ser um pouco mais demorado e durar cerca de 40 minutos a uma hora. A duração da ultrassonografia morfológica é sempre influenciada por vários fatores, como a posição fetal e o biótipo da gestante. É bom ressaltar que é um exame indolor sem nenhum risco para o bebê ou a mãe” ressalta. 

Publicidade