Polícia

Uma criança e dois adultos são mortos em chacina

Polícia afirma que o crime foi cometido por integrantes de facções. Uma criança de seis anos, que também ficou ferida no ataque, está internada no Hospital Santo Antônio em Boa Vista

Dois homens e uma criança de 11 anos foram assassinados na madrugada desse domingo, 21, em uma residência no bairro Sagrada Família, no município de Mucajaí, há 55 quilômetros de Boa Vista. O crime ocorreu na rua Deusdete Medrada, por volta das 3h40.

As vítimas, Lucas Vitor Janderson dos Santos, 22 anos, Francisco Victor dos Santos, 32, e Jarderson dos Santos Buriti, 11, morreram após serem atingidos por vários tiros durante o ataque na casa. Um menino de 6 anos também ficou ferido na cabeça durante o ataque.

Segundo apurado pela reportagem da Folha ele levou uma coronhada na cabeça e está internado no Hospital Santo Antônio. As últimas informações dão conta de que ele não correria mais riscos de perder a vida.

Além das vítimas que perderam a vida no massacre, uma mulher que seria esposa de um dos homens assassinados, estava na casa e só sobreviveu porque se escondeu num guarda-roupa. Ela contou aos policiais que antes de correr para tentar salvar a vida, ela conseguiu ver quatros homens que seriam os assassinos. Eles entraram armados e atiraram enquanto a maioria das vítimas, inclusive o menino de 11 anos, dormia em um quarto da casa.

Lucas, que seria o dono da residência, reagiu e lutou contra um dos autores do homicídio e conseguiu cravar uma faca nas costas do suspeito. Porém, a testemunha contou, que mesmo tentando se defender, Lucas levou um tiro na cabeça e morreu na hora.

A sobrevivente relatou ainda que ao perceber que os disparos tinham cessado, conseguiu fugir para a casa do vizinho, pedindo socorro e carregando duas crianças, Janderson e o menino de 6 anos. Eles foram levados ao Hospital local, mas Janderson não sobreviveu aos ferimentos e morreu a caminho da unidade de saúde.

A Polícia afirmou que se trata de um crime cometido por uma facção criminosa, e que o alvo seria um dos líderes de uma organização rival, que não estava na casa.

A ocorrência foi atendida inicialmente pela Polícia Militar do município de Mucajaí por meio do Comando de Policiamento do Interior (CPI), porém a Polícia Civil deve assumir as investigações. Os corpos foram removidos pelo Instituto de Medicina Legal de Roraima (IML) e a liberação ocorreu ainda no final de semana.

Em apurações preliminares a reportagem da Folha descobriu que a chacina teria sido cometida por engano, pois os executores estavam em busca de um determinado grupo rival, mas entraram na residência errada. Os suspeitos ainda estão sendo procurados pela polícia.

Até o fechamento desta reportagem, às 18h30, ninguém tinha sido preso ou identificado. Em nota a Polícia Civil informou que a equipe de investigação em Mucajaí, sob a coordenação do delegado Alberto Correia, segue em diligências para localizar os envolvidos.

JOGADO NO HGR – Um dos suspeitos de cometer os assassinatos, Gilberto Souza Pereira, 30 anos, era foragido do sistema prisional de Roraima desde junho deste ano. Ele foi encontrado morto na manhã de domingo, 21, em frente ao Hospital Geral de Roraima (HGR), em Boa Vista.

A morte dele teria sido em razão do ferimento à faca nas costas, causado por uma das vítimas da chacina, Lucas Vitor Janderson dos Santos, que tentava se defender no momento em que eles invadiram a residência.

Gilberto Souza teria sido deixado em frente ao Hospital pelos comparsas que buscavam atendimento para ele, no entanto Souza não chegou a receber cuidados médicos, uma vez que foi apenas jogado no asfalto nas proximidades do Pronto Socorro Francisco Elesbão.

O corpo dele foi removido pelo Instituto de Medicina Legal (IML). Até o fechamento desta reportagem não havia informações sobre o paradeiro dos demais suspeitos de envolvimento no crime.