Cotidiano

Uma tonelada e meia de fogos festejam a chegada de 2018 no Parque Anauá

50 mil pessoas lotaram o parque na festa em comemoração ao ano novo

 

O réveillon do Parque Anauá, considerado um dos maiores eventos do calendário de festa do Estado, reuniu cerca de 50 mil pessoas com uma programação especial que marcou a chegada de 2018.

Durante a festa de réveillon, a governadora Suely Campos fez um balanço positivo das ações de seu governo e disse estar com boas expectativas para 2018.

“Tivemos um ano difícil em 2017, mas enfrentamos as dificuldades com garra e determinação. Conseguimos avanços na saúde e educação, e vamos ampliar para outros setores”, assegurou.

Crianças, jovens e adultos dividiram o mesmo espaço, em um momento de alegria e confraternização. O entorno do Lago dos Americanos foi ocupado pelas famílias que fizeram uma ceia em comemoração a passagem do ano.

O servidor público Carlos Oliveira segue a tradição de ir à festa de réveillon do Parque Anauá e disse que essa é uma das melhores programações que faz ao lado da família.

“Todos os anos temos o costume de vir ao Parque Anauá para celebrar esse momento único. O lugar é super agradável, por isso nossa família se reúne aqui para comemorar a passagem do ano”, destacou.

Outro servidor público, que também foi ao parque acompanhado da família para comemorar a chegada do novo ano foi Numeriano Dantas.

“Há mais de uma década nos reunimos aqui no parque para comemorar a festa de réveillon. Minha família e eu preparamos uma ceia especial na expectativa das coisas boas para o ano que se inicia”, explicou.

A secretaria estadual de Cultura, Selma Mulinari, disse estar satisfeita com o resultado da programação especial de ano novo feita à população.

“Preparamos uma festa com carinho para a nossa população e acredito que conseguimos atingir nosso objetivo. Não podíamos deixar a festa de réveillon passar em branco, por isso decidimos manter a tradição”, ressaltou.

Segundo a Polícia Militar cerca de 50 mil pessoas participaram da festa de réveillon do Parque Anauá. A programação musical ficou por conta das bandas locais Arikê e Xote Bruto.

O momento mais esperado pelo público, que compareceu ao Parque Anauá, foi o show pirotécnico. Os fogos coloridos enfeitaram os céus de Boa Vista durante doze minutos. Foram utilizados duzentos rojões, totalizando cerca de uma tonelada e meia de fogos.

A estudante, Thayla Coutinho, acompanhou de perto os fogos e ficou emocionada ao ver céu iluminado. Segundo ela, esse momento da festa tem um significado muito especial.

“Quando vejo os fogos no céu, chego a me emocionar porque acredito que as explosões dos rojões representam algo novo. Relembro das coisas que passei durante o ano e dou votos de coisas boas para o ano que começa”, esclareceu.

ECONOMIA – A tradicional festa de réveillon do Parque Anauá também foi motivo de comemoração para os ambulantes. Cerca de cem pessoas puderam comercializar seus produtos e garantir uma renda extra para a família.

Maria dos Santos tem o costume de passar a virada do ano no parque vendendo comida para o público que participa da festa. Ela disse que começa o ano com o pé direito, porque consegue faturar um bom dinheiro.

“Esse ano a festa superou minhas expetativas. Eu tive um bom lucro do investimento que fiz na venda de comida. Uma festa como essa é indispensável para nós que trabalhamos por conta para sustentar a família”, comemorou.

SEGURANÇA – Para garantir a segurança da população, a Polícia Militar e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) realizaram um trabalho conjunto. A PM contou com o apoio de setenta policiais e o Detran com 22 agentes, que realizaram o bloqueio em alguns retornos na área externa e interna do Parque Anauá