Cotidiano

Usuários denunciam abandono do Ginásio Hélio Campos

O local que já foi palco de grandes eventos esportivos encontra-se desassistido pelas autoridades

O que outrora foi um dos principais centros poliesportivos do Estado, o Ginásio Senador Hélio Campos hoje é o retrato do mais triste abandono de logradouros públicos voltados para a pratica de atividades esportivas.

Situado no bairro Canarinho, zona Leste da capital, o ginásio foi construído em 06 de setembro de 1974, época do governo território do General Fernando Ramos Pereira. Passado mais de 40 anos, muito coisa mudou e o local acabou sendo esquecido pelas gestões que ficaram a frente da administração do Estado.

Na tarde desta quinta-feira, 16, a FolhaWeb esteve no local, verificando o real estado em que se encontra o ginásio. Somente pela entrada, já é possível ver o tamanho real do problema pelo qual a população passa diariamente.

Do lado de fora, é possível ver que o local não passa por nenhum tipo de pintura há anos, deixado um aspecto nada agradável. Segundo uma placa, a última reforma ocorreu em 2007, na gestão do governador Ottomar Pinto. O mato também toma conta de grande parte do complexo, trazendo o perigo do ataque de animais peçonhentos, além dos riscos de proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor do Zika Vírus.

“Tenho duas filhas que praticam ginástica rítmica e eu geralmente acompanho as atividades. A gente tem uma grande preocupação porque o local está bastante esquecido, muito sujo. Seria bom que a autoridades resolvessem a situação”, informou uma usuária que não quis se identificar.

Dentro do Ginásio, mais problemas são percebidos. As grades que circundam a quadra de futsal estão ruindo com a ação do tempo, expondo atletas ao risco de se cortarem. As redes utilizadas para bloquear as bolas estão rasgadas e o teto apresenta goteiras.

“Uma vez, tivemos que terminar uma aula mais cedo, porque uma das lâmpadas caiu em uma das arquibancadas. Tivemos medo que o mesmo pudesse ocorrer dentro da quadra, enquanto as meninas tivessem em treinamento”, disse a instrutora da modalidade.

Outro problema constante no local é o desperdício de água. Segundo um morador do bairro, um dos canos da rede de água que abastece o local se rompeu, despejando litros e litros de água.

“Demorou um bom tempo para que a Companhia de Águas e Esgotos (Caer) resolvessem o problema, mas foi um desperdício de água muito grande e isso infelizmente sai do nosso bolso”, comentou.

O OUTRO LADO

A FolhaWeb, o Governo do Estado afirmou que a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) enviará uma equipe na semana que vem para fazer levantamento da situação do Ginásio Poliesportivo Senador Hélio Campos. A ideia é realizar os serviços no local antes da realização dos Jogos Escolares, como solicitado pela Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed).

Por fim, a Administração Estadual informou que Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) também enviará uma equipe até o local para verificar a situação e adotar as providências cabíveis.