Casa e decoração

Frequência da faxina impacta na manutenção e organização dos ambientes

Com planejamento e disciplina, é possível tornar as tarefas domésticas mais organizadas e eficientes

Como a maioria das pessoas tem uma rotina bastante agitada, é importante programar os dias da faxina em casa; na verdade, com um roteiro preestabelecido, fica muito mais fácil e simples manter a casa organizada e limpa, inclusive determinando quais tarefas devem ser diárias, semanais e até mesmo mensais; para tanto, é preciso entender como funciona cada tipo de faxina e encaixá-la em seu dia a dia.

As tarefas diárias consistem em manter a organização, ou seja, guardar cada coisa em seu lugar; portanto, todos devem colaborar: se tirou de um lugar, coloque de volta, não deixe roupas e calçados espalhados pelo chão, separe o que é para lavar, dobrar ou pendurar, inclusive estas atitudes ajudam muito naquele momento em que o horário está limitado para um compromisso. Procure ter um local para pendurar as chaves, bolsas e também as correspondências. Não deixe documentos, livros e revistas espalhados pela casa, sobre cadeiras ou sofás e mantenha cada pertence no lugar devido. As vantagens estarão em localizar tudo no momento que precisar, e facilita muito na hora da limpeza.

Por falar em faxina, se a opção é fazê-la semanalmente, escolha um dia que terá maior tempo para dedicar-se, visto ser importante realizá-la de uma vez só, ou se for melhor para sua rotina, determine um dia para cada cômodo. Se a casa é organizada diariamente, ficará muito mais fácil. No dia da faxina semanal, faça um cronograma para decidir por onde irá começar. O ideal é fazer a limpeza geral de cada cômodo, por exemplo, nos quartos, retire a poeira dos móveis, espane as janelas, arrume os objetos, aproveite para trocar as roupas de cama e, por último, limpe o chão. 

Na cozinha, lave primeiro as louças, enxugue-as e guarde-as. Em seguida, limpe internamente e externamente os eletrodomésticos e os armários da mesma maneira. Limpe a pia, os azulejos com produtos adequados para os mesmos. Finalize varrendo o chão e passando um pano. No banheiro, também utilize produtos específicos para o ambiente e aproveite para lavar as toalhas de banho e rosto. Lembre-se de manter a área de serviço também organizada, varrê-la e passar um pano no chão todas as vezes que utilizá-la.

A faxina mensal deve focar principalmente na limpeza de vidros, luminárias e portas, e é importante também realizar a limpeza interna na geladeira e na máquina de lavar roupa. Se possível, lave os tapetes, as cortinas e, se conseguir, passe um pano com produtos adequados por trás dos móveis. É interessante também, pelo menos a cada seis meses, fazer a manutenção do exaustor de ar e do ar-condicionado.

Para qualquer que seja a sua faxina, tenha sempre à mão os materiais de limpeza, como vassoura, rodo, espanador de pó, panos de limpeza e baldes. Para facilitar a limpeza de ambientes externos como a garagem ou de áreas maiores da casa, disponha de mangueiras, que certamente facilitarão o trabalho de lavagem do chão e dos tapetes. Faça da tarefa doméstica um momento de integração da família, distribua as atividades ou até mesmo execute-as em conjunto, pois certamente será eficiente e muito mais rápido.