Variedades

Artistas se reúnem para homenagear o poeta Castro Alves

O escritor brasileiro Castro Alves completaria 170 anos de nascimento no dia 14 de março. Para comemorar a data, a Associação dos artistas de Roraima promove uma programação especial nesse sábado (14). O evento será realizado na Praça Mané Garrincha, a partir das 16 horas. A entrada é franca.

A programação conta com show de voz e violão, declamação de poesias e exposição das obras escritas por Josimar. Além do ‘microfone aberto’, em que os participantes podem recitar poemas de sua autoria ou de outros escritores. A programação conta com João Viola, Nanny, Fernando, do Recife, José de Alencar e Walber Aguiar, entre outros.

De acordo com o escritor Josimar de Souza, um dos membros da Assart, o evento não poderia passar em branco e já faz parte do calendário de eventos da Associação, só que geralmente é sempre realizado em Mucajaí.

“No período em que Castro Alves viveu, ainda existia a escravidão no Brasil. O jovem baiano foi capaz de compreender as dificuldades dos negros escravizados. Manifestou toda sua sensibilidade escrevendo versos de protesto contra a situação à qual os negros eram submetidos. Este seu estilo contestador o tornou conhecido como o ‘Poeta dos Escravos’”, disse.

O autor já publicou três livros, entre eles ‘A verdade é uma virtude de poucos’, em formato de cordel, ‘No ar’ e ‘Sem ficar esperando’. 

Assart

A Assart foi fundada em 2008, com a proposta de reunir os escritores de Roraima. A associação já recebeu o título de utilidade pública pela Assembleia Legislativa. Ao todo, a Assart possui cerca de 380 associados, com participantes de diversos municípios e também indígenas da Maloca do Pium e da Raposa Serra do Sol.

Castro Alves

Antônio Frederico de Castro Alves nasceu em Curralinho (BA) no dia 14 de março de 1847. Suas poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como “Poeta dos Escravos”.

Serviço

Dia do Escritor

Data: 14 de março

Local: Praça Mané Garrincha

Hora: 16 horas

Entrada Franca