Variedades

Cinco receitas para deixar seu arraial mais gostoso

Vamos te ensinar a fazer as melhores comidas para aproveitar o clima junino em casa

Pensando em passar as festas junina em casa, seja por preguiça ou questões de saúde, não se preocupe, vamos te ensinar a fazer as melhores comidas para aproveitar o clima junino em casa.

Bota um forrózinho para tocar e vamos por a mão na massa.

Espiga de milho

Vamos começar pela entrada, bem leve e macio, você só precisa colocar o milho em uma panela com água para cozinhá-lo e prontinho! Pode colocar, sal, manteiga, o que seu coração mandar.

Pamonha

A clássica pamonha, pode ser doce ou salgada, mas o sabor é sempre delicioso. Você vai precisar de 1 xícara de coco ralado, 8 espigas de milho com a palha, 1 e 1/2 xícara de açúcar e sal á gosto.

Depois rale o milho e esprema o bagaço tirando toda a água, jogue fora o bagaço, junte ao líquido o coco ralado, o açúcar, o sal e misture bem. Depois de consistente, monte as pamonhas na palha e leve para ferver por 30 minutos, prontinho!

Mungunzá

O caldinho dos deuses, também conhecido como mungunzá é bem fácil de fazer, vai: 500g de canjica branca, 1 leite condensado, 1 leite de coco, 50g de coco ralado úmido e adoçado, 1 litro de leite, 8 colheres (sopa) de açúcar e canela em pó a gosto.

Você vai deixar a canjica de molho por aproximadamente 4 horas com o açúcar, depois cozinhe na panela de pressão com 2 litros de água por, aproximadamente, 20 minutos ou até que esteja macia.

Em outra panela acrescente o leite, leite de coco, leite condensado e o coco ralado, deixe ferver por 10 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo da panela cremosa. Agora é só polvilhar canela em pó e mandar bala.

Bolo de milho

O maior e mais gostoso bolo da época junina é super fácil de fazer, vai: 1 lata de milho verde, 1 lata de óleo, 1 lata de açúcar, 1 lata de fubá, 4 ovos, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de coco ralado, 1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó. Agora é só bater tudo no liquidificador e depois junte ao coco ralado e o fermento.

Despeje a massa em uma assadeira untada e leve para assar, em um forno com temperatura média a 180°C, preaquecido por 40 minutos. E prontinho, simples e delicioso.

Observação: 1 lata é a medida da lata de milho.

Maçã do amor

Um dos doces mais clássicos é muito fácil de fazer e mata aquela vontade de doce na hora. Pegue 10 maçãs médias, 500g de açúcar, 250ml de água, 1 colher (sopa) de corante vermelho, 1 colher (sopa) de vinagre de álcool.

Coloque em uma panela os ingredientes e misture delicadamente e leve ao fogo baixo. Deixe a mistura cozinhar por cerca de 15 minutos e enquanto isso não mexa a calda pois pode açucarar e perder o ponto.

A calda precisa atingir a temperatura de 145°C, caso não tenha um termômetro, coloque uma pequena quantidade da calda em um prato, quando secar, pegue essa calda cristalizada e jogue delicadamente no prato, se ouvir um barulho de vidro, está no ponto certo.

Reserve a calda para esfriar levemente, espete um palito em cada maçã, mergulhe na mistura, espere esfriar e prontinho.