Coado ou expresso, qual o tipo de café você mais consome? - Folha de Boa Vista
EXPLOSÃO DE ANIMO 
Coado ou expresso, qual o tipo de café você mais consome?
O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas pra água
Por Folha Web
Em 01/10/2021 às 06:00
Existem muitos tipos de café, os dois mais comercializadas no mundo são os grãos Arábica e Conilon (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O Dia internacional do Café é comemorado hoje, dia 1° de outubro. Em plena pandemia, precisamos dele como nunca para manter o pique, o foco e cumprir nossas tarefas diárias em momentos difíceis. 

Existem muitos tipos de café, os dois mais comercializadas no mundo são os grãos Arábica e Conilon. Sendo o Arábica o mais usado nas cafeterias aqui de Roraima. Além disso, nos lares brasileiros é muito comum o consumo de café coado, feito naquele famoso coador de pano. Quem não ama?

Beber café é um hábito quase indispensável no Ocidente, principalmente no Brasil. Oito em cada dez brasileiros consome o produto regularmente e querem mais, seja o cafezinho básico ou as versões especiais, com sementes selecionadas e misturas de variedades. Pesquisas da indústria indicam que cada brasileiro bebe em média de 3 a 4 xícaras de café por dia.

A empresária Ana Luiza Cavalcante, dona e barista de uma cafeteria em Boa Vista, não se surpreende com a força do café no mercado, mesmo num momento de retração econômica, “O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para água. Durante a pandemia, ou em todos os momentos da vida, o café é um conforto, um carinho. Então o consumo de café, com base na cafeteria, se manteve de médio pra alto!”, comentou.

Para ela, o café moído na hora é sempre mais interessante, “Imagine o grão de café como uma cápsula, no momento em que você abre essa cápsula para o ambiente, as propriedades de seu interior começam a evaporar. Depois de um tempo, nada do que havia no interior dessa cápsula existe. Assim é com o café. Se ele já está moído há muito tempo, suas características tendem a desaparecer. Já o café moído na hora, traz consigo todos os sabores e características aromáticas do café bem torrado. O resultado na xícara é uma explosão de sabor,” afirma Luiza.

As bebidas geladas de café também estão entre as mais pedidas pelos roraimenses devido o calor intenso. “A gente sabe que o tempo pode estar 40° graus que o brasileiro passa um cafezinho mesmo assim! Na cafeteria não é diferente. Pode estar quente mas as pessoas sempre vem, se não for pro café quente tradicional, é pela variedade de bebidas geladas com café,” enfatiza a Barista.

O Brasil é o maior produtor do mundo e o segundo maior consumidor em volume, só superado pelos Estados Unidos. Em consumo per capita, porém, perde de longe da Finlândia, onde cada cidadão consome 12 quilos por ano, para a Noruega e para outros países nórdicos, onde as pessoas vivem muito. É possível que o uso frequente do café até aumente a longevidade. Seja como for, o mundo descobriu há muito tempo que sem cafeína encarar a rotina diária fica muito mais difícil.

VEJA VÍDEO:

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
0
0
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!