Variedades

Colunista da FolhaBV é curadora em Feira Internacional de Gastronomia

Chef Denise Ronelth escreve há 10 anos a coluna Letras Saborosas

A chef Denise Ronelth, colunista da FolhaBV, participa da quarta edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA), que acontece em Manaus (AM) de hoje (21) a sábado (23). Ela é curadora do evento desde 2015 e também responsável por apresentar pontos turísticos e restaurantes de Manaus aos participantes, além de atuar como tradutora e intérprete dos chefs internacionais.

Há 10 anos Denise escreve a coluna Letras Saborosas na FolhaBV. Ela é pesquisadora da cultura alimentar Indígena da Amazônia, com foco nos povos de Roraima. “Evidencio os ingredientes que surgiram das etnias de Roraima, como exemplo, o tucupi negro, que pesquiso há 11 anos, os cogumelos Yanomami, o chocolate Yekuana e a farinha de tapioca com castanha dos Wai Wai”.

A Feira Internacional tem o intuito de promover o turismo gastronômico e a integração entre os participantes com a culinária do Amazonas e da Amazônia. Este ano, ela acontece no formato presencial, obedecendo todos os protocolos sanitários de segurança indicados, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.

Sobre o evento, a chef que está mais uma vez como curadora na FIGA. “Profissional responsável por selecionar um tema e convidar chefs de cozinha, para promover um intercâmbio de experiências”, explicou. Ela detalhou que está também na apresentação de pontos turísticos e restaurantes, além de atuar como tradutora e intérprete dos chefs internacionais.

O idealizador da FIGA é o empresário, Mário Valle, dono do Tambaqui de Banda. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Amazonas, ocorre desde 2015. Na programação tem aulas show de chefs vindos de vários lugares da Amazônia, que acontecerá, no Salão de Comer, assim como em paralelo várias palestras técnicas no Salão do Saber e cases de sucessos de empresários locais.

De acordo com a organização, a feira traz 83 stands, com produtos, equipamentos e uma área de alimentação com os restaurantes. Serão ofertadas rodadas de negócios, exposição dos Municípios e Arena Gastronômica com cozinhas-show com chefs regionais, nacionais e internacionais.

Conheça os Chefs convidados

Estarão presentes os chefs: Deocleciano Brito (AC); Solange Sussuarana (AP); Leonardo Modesto (PA), que participou do Mestre do Sabor; Edvaldo Caribé (PA), que lançou o livro “O Barbecue Brasileiro – Do Moquém ao Pit Smoker” e Diogo Sabião (RO), mais um participante do Mestre do Sabor.

Também participam chefs internacionais como Pedro Schiaffino do Peru, que em 2019 recebeu o prêmio de ícone American Express dos melhores restaurantes da América Latina, e é proprietário dos restaurantes Malabar e Amáz em Lima, e Eduardo Martinez da Colômbia, sócio-fundador e chefe executivo do Restaurante Mini-Mal “Cozinha Contemporânea surpreendentemente colombiano”, localizado em Bogotá.

A feira ainda tem o chef Isaías Soares (PR), que irá falar sobre pizza; Júlio Romario (PR), sobre coquetelaria; a chef Maria do Céu (AM), sobre tendências da alimentação; a chef Clarinda Ramos e João Paulo Barreto do primeiro restaurante indígena do Amazonas, Biatüwi, que irão falar sobre a alimentação indígena e os “Deuses”.

Como palestrantes estarão na FIGA o chef Wanderson Medeiros (AL), um dos mais requisitados banqueteiros do Brasil; Carolina Oda (SP), especialista na área de bebidas para bares e restaurantes e o chef Gil Guimarães (DF), que vai falar sobre a Vera Pizza Napoletana.

De Roraima estará Wilson de Sousa do Açaí Gostoso e com os cases de sucesso, será o empresário Franco Andrade do restaurante Franco’s Pizza e Gustavo Picanço do grupo Gusta Mais e finalizando com o workshop sobre segurança alimentar com o especialista Gabriel Oliveira e a barista Letizia Barros, falará sobre Cafés especiais.