Variedades

Casais devem optar por receitas mais acessíveis no Dia dos Namorados

Confira dicas para quem deseja realizar um jantar romântico em casa e como decorar seu espaço para comemoração

Em razão da pandemia do covid, muitos casais preferiram optar por fazer seu jantar romântico de Dia dos Namorados em casa, para evitar aglomerações em restaurantes. A recomendação para quem decidir cozinhar no dia 12 de junho é buscar pratos mais fáceis de se fazer ou que já tenha realizado antes, para evitar passar por um sufoco.

A dica é da chef de cozinha Denise Rohnelt, da coluna “Letras Saborosas” da FolhaBV. Para a profissional, o ideal é fazer pratos que o casal já domina para não ter erro ao invés de procurar por alguma receita mirabolante e que pode dar errado. Quem não garante realizar um jantar em casa, a dica é buscar os serviços de delivery ou entrega de jantares especiais e até de decoração em casa.

“Tem também a sugestão de pedir para os restaurantes ou chefs de cozinha que estão fazendo jantares para o dia em delivery”, informou Denise. A recomendação, porém, é que o casal procure e agende com antecedência o local mais adequado e procure um profissional da cozinha que confie, para evitar imprevistos.


Criatividade deve estar em alta (Foto: Reprodução/Pinterest)

Casal pode optar também pelo serviço de delivery (Foto: Reprodução/Internet)

Além do jantar, a recomendação também é de apostar na decoração do ambiente. A dica é usar fotos do casal, enfeites de papel, balões e outros toques na cor vermelha, que simbolizam o amor e a paixão, além de itens que lembrem a história dos dois. “O clima de romance deve estar na decoração da mesa, do local com velas e flores, por exemplo”, aconselhou Denise.

A criatividade deve estar em alta, sendo possível até montar um café da manhã, um piquenique ou um jantar do lado de fora de casa, como na varanda ou no jardim.


Jantar pode ser feito na varanda de casa (Foto: Reprodução/Pinterest)

JANTAR – Outro ponto citado pela chef é a leveza da comida, para evitar alguma possível indigestão. Ela até sugere um cardápio que pode ser alterado ou adaptado conforme as preferências do casal.

Confira:

Entrada: Salada Verde

“Um jantar deve ser leve. Se quiser completo, pode ser com uma entrada feita com salada verde com alface rasgada, tomate em cubinhos, manga em cubinhos e pode colocar Kani ou frango desfiado”.

Bebida: Espumante

“Sugiro que a bebida seja espumante do início ao final, pode ser brut para quem gosta de bebida mais forte ou demi-sec para os que gostam de mais leve”.

Prato principal: Massa

“O prato principal deve ser ao gosto do casal, mas a dica é escolher uma massa longa tipo fettuccine, talharim, com molho branco com queijos, ou molho de tomate com camarão, são algumas ideias”.

Confira a receita de Spaghetti do restaurante Serafina:

Ingredientes
– 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
– 1 colher (chá) de alho bem picado
– 400 g de camarão cinza médio limpo
– 1 xícara (chá) de molho de tomate
– 1 xícara (chá) de vinho branco
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 400 g de espaguete
– Sal a gosto
– Salsa fresca e ervas finas picadas, a gosto

Preparo
1) Coloque o espaguete para cozinhar conforme indicações da embalagem e o reserve.
2) Em uma frigideira grande preaquecida, doure o alho no azeite.
3) Coloque os camarões e refogue até que fiquem alaranjados.
4) Acrescente as ervas finas e o vinho branco.
5) Deixe reduzir um pouco e coloque o molho de tomate em seguida.
6) Despeje o espaguete e misture.
7) Misture bem a manteiga para dar cremosidade

Para servir
Tempere com sal e finalize com salsa fresca.

Rendimento: 4 porções
Preparo: 40 minutos
Execução: fácil

Serafina Jardins
Alameda Lorena, 1.705 – Jardins, São Paulo
(11) 3081.3702

Sobremesa: Mousse ‘fake’ de chocolate ou Brigadeiro de Colher

A ‘falsa’ mousse de chocolate pode ser feita com uma lata de creme de leite sem soro, misturado com chocolate em pó, três gotas de extrato de baunilha, misturar bem e levar a geladeira por três horas. Quando for servir pode ralar um pouco de chocolate em barra, servir em taças.

Você pode comprar o chocolate em pó que é mais doce ou fazer com cacau em pó. A quantidade é de três colheres para cada lata de creme de leite. Se quiser uma cor mais escura coloque mais de uma.

A sobremesa também pode ser um brigadeiro de colher colocado em copinho ou em taças, enfeitado com morango, cerejas, frutas vermelhas. Fica um bom contraste.


Dicas são da chef Denise Rohnelt (Foto: Divulgação)