Variedades

Dia Mundial da Pizza é celebrado neste sábado

Entre as formas de comemorar estão fazer o pedido em um restaurante especializado em massas ou arriscar fazer a sua própria receita em casa

Neste sábado, 10 de julho, é celebrado o Dia Mundial da Pizza. O alimento é um dos pratos favoritos da gastronomia mundial e a cada dia ganha mais adeptos no Brasil, com um aumento do consumo no período da pandemia.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a frequência na ingestão de sanduíches e pizzas cresceu de 10,5% para 17% em 2020. Os motivos se dão por conta do volume de pedidos por delivery e das medidas de isolamento social.

Além disso, o Brasil é um dos países com maior consumo de pizza no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em alguns casos, o amor ao prato vai ainda mais além do que pedir para jantar aos domingos.

A fotógrafa Diane Sampaio explica que decidiu marcar seu amor à pizza na pele com uma tatuagem. Ela afirma que o significado do desenho vai além do alimento. “Eu gosto da ideia de partilhar e pizza é uma coisa que eu sempre como com a minha família, dá para dividir com quem você gosta”, disse. “Sempre que posso, eu tô comendo pizza”, completou.


A fotógrafa Diane Sampaio tem uma tatuagem em homenagem à pizza (Foto: Diane Sampaio)

Outra forma de comemorar é arriscar fazer a sua própria receita em casa. Confira uma receita de pizza com base de batata, dica da colunista Denise Rohnelt, da coluna Letras Saborosas da FolhaBV.

Pizza com base de batata e farinhas

Receita da Chef Renata Monteiro

INGREDIENTES:

500 g de purê de batata

80 g de farinha de arroz

80 g de amido de milho

02 colheres de chá de azeite

Sal

01 colher de chá de fermento para bolo

MODO DE PREPARO:

Cozinhe a batata com casca em água; remova a casca e amasse até ponto de purê.

Reserve o purê para esfriar.

Misture o sal, o azeite, um pouco da farina de arroz e um pouco do amido de milho com o purê. Após misturar os ingredientes um pouco, despeje o fermento químico (de bolo) e misture; passe a massa para uma forma furada, espalhe a massa na forma.

Lave a mão para retirar o excesso de massa; molhe as mãos com azeite e espalhe com batidinhas o azeite na massa.

Leve ao forno até a massa ficar dourada por cerca de 25/30 minutos.

Adicione e espalhe uma pequena quantidade de molho para que a massa não amoleça; adicione o queijo, tomate fresco e orégano seco; finalize com azeite e sal.

DIA MUNDIAL DA PIZZA – A data é comemorada no dia 10 de julho desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram uma pizza pela primeira vez. A receita realizada por Rafaelle Esposito, em Napóles, na Itália, no século XIX, foi recheada com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde), dando origem à pizza Margherita.