Variedades

Não jogue as cascas de cebola no lixo. Saiba o que fazer

Adicione no arroz ou na sopa ou faça um chá com as cascas

É muito comum no Brasil usar a cebola como tempero ou adicional nas receitas. Mas como não desperdiçar as cascas que geralmente sobram quando estamos na cozinha? Confira dicas do que fazer com as cascas e incrementar suas receitas culinárias e até outros benefícios.

Adicione no arroz ou na sopa
“O quê? Que história é essa?” Calma, a gente explica: a casca da cebola é rica em uma substância chamada quercetina, que é muito benéfica para a saúde. Essa substância tem propriedades antivirais e anti-inflamatórias. Ela ajuda a combater inflamações e a reduzir o colesterol. Coloque as cascas da cebola durante o cozimento do arroz e da sopa e, depois de prontos, retire-as.

Faça um pesticida natural
Se você tem uma hortinha em casa e sofre com pragas, vai gostar desta dica: para se livrar de piolhos, pulgões e outros bichinhos que atacam as plantas, você pode fazer um pesticida natural utilizando cascas de cebola e de alho. É fácil de preparar: coloque as cascas da cebola e do alho em uma panela com água. Deixe lá até ferver e desligue o fogo. Espere a água esfriar e, depois, coe. Coloque esse líquido num borrifador e aplique nas plantas.

Ensopado de cascas de cebola contra as cãibras
Pode parecer estranho, mas ensopado de cascas de cebola serve para prevenir as cãibras, que são bem dolorosas e incomodam muitas pessoas. O ideal é beber um copo do líquido antes de dormir, todos os dias. Para fazer, cozinhe uma porção de cascas em água por cerca de 20 minutos e em fogo baixo. Coe e está prontinho!

Chá de casca de cebola: bom para a saúde
O chá feito com as cascas da cebola serve para aliviar a tosse e outros sintomas de gripes e resfriados, como catarro e dor de garganta. Ele também ajuda a prevenir o aumento do colesterol e também ajuda a evitar a retenção de líquidos, problema que atinge muitas pessoas, principalmente as mulheres no período pré-menstrual. Para aproveitar os benefícios da casca, ferva uma xícara de água e coloque as cascas da cebola. Desligue o fogo e deixe tampado. Você pode adoçar, se quiser.

Casca de cebola ajuda a clarear o cabelo
Isso mesmo! O chá da casca de cebola também serve para clarear o cabelo. Não quer partir para as tinturas artificiais? Seus fios podem ficar mais claros com esse ingrediente natural! Faça o chá como ensinamos anteriormente e, com ele já frio, aplique no cabelo e deixe por meia hora. Depois, é só lavar o cabelo com os produtos que você costuma lavá-lo. É recomendável fazer isso somente uma vez por semana, viu?

Publicidade