Variedades

Os opostos se atraem: qual o melhor vinho para acompanhar uma feijoada

Apesar de serem duas coisas difíceis de harmonizar, diversidade e versatilidade dos vinhos garantem boa combinação com qualquer prato, inclusive feijoada

Quem aprecia vinhos costuma querer combiná-los com qualquer tipo de refeição, mas encontrar o acompanhamento para cada prato é um verdadeiro desafio. Os vinhos são bebidas muito versáteis e com diversas variações, então o que não faltam são opções. Já se tratando da feijoada, temos aqui uma receita muito difícil de harmonizar, já que é um prato tipicamente brasileiro que leva ingredientes fortes. Historicamente falando, o Brasil não possui tradição com vinhos, por isso é tão complicado encontrar a harmonização perfeita com receitas locais.

Primeiramente, precisamos levar em consideração todas as principais características da feijoada. Temos aqui um prato gorduroso e com sabores muito fortes, com destaque para o sal das carnes e o amargor do feijão, mas que também pode ser picante. Muitos aconselham apostar em um espumante, já que as bolhas alcançam um contraste inusitado com toda a gordura da receita, mas o objetivo aqui é encontrar sabores que se complementam, e não apenas balancear a bebida com a refeição.

Em teoria, qualquer tipo de vinho se sairia bem com uma feijoada, devido ao excesso de sal do prato. Porém os tipos mais macios, com sabor mais suave, se mostram mais harmônicos, já que aqueles mais acentuados geram um sabor estranho na boca. Os taninos mais intensos são um exemplo, pois, quando combinados com o forte sabor da feijoada, acabam causando um sabor meio metálico e pouco agradável.

Os tintos costumam ser a melhor pedida, especialmente aqueles levemente frutados ou até mesmo os espumantes. A acidez traz o equilíbrio perfeito com o sal e a gordura da feijoada, sendo a principal característica harmônica dessa combinação. A variedade também é muito grande, indo desde os mais elaborados, como o vinho Merlot, até os mais picantes, como o Syrah.

Os espumantes não são tão diferentes dos vinhos tradicionais, e muitos até possuem a bebida em sua composição. Eles mantêm sua acidez original e ainda possuem a adição de outros ingredientes que enriquecem seu sabor, como os taninos. Apesar de não serem a melhor opção para serem apreciados como aperitivo, o sabor dos espumantes brancos ou rosados acabam casando de forma surpreendente com o amargor da feijoada.

A melhor dica é sempre priorizar os vinhos produzidos de forma tradicional e com sabor mais leve, que possuem mais estrutura para alcançar essa inusitada harmonização.