Cultura

Coluna “Minha Rua Fala” completa 22 anos

Já foram quase mil publicações contando a história personagens de famílias tradicionais

A Coluna “Minha Rua Fala” completa 22 anos na Folha de Boa Vista. Nesse tempo de um pouco mais de duas décadas já são 997 publicações, que são veiculadas todas às quartas-feiras no Jornal Necessário.

O que antes ocupava um pequeno espaço no jornal, hoje tem destaque em uma página inteira colorida no Caderno B. A coluna que é uma das favoritas dos leitores, faz um resgate histórico de famílias tradicionais, em que os homenageados pela ‘Minha Rua Fala’ dão nome às ruas da Capital.

O trabalho que é fruto de muita pesquisa é feito pelo jornalista e historiador Francisco Cândido.

“Há 22 anos eu iniciei esse trabalho por sugestão de uma grande amiga. A estreia da ‘Minha Rua Fala’ na Folha de Boa Vista foi em 1997, quando contei a história do ex-governador do Território Federal do Rio Branco, general Ene Garcês. Desde lá, conto com o apoio fundamental das famílias e amigos dos personagens que nos prestam as informações necessárias para que a coluna ganhe forma”, explicou Cândido.

Segundo ele, o trabalho de pesquisa é difícil, porém gratificante. “Dependo da memória das pessoas que conviveram com os personagens, e muitas vezes são difíceis encontrar, mas com muita persistência e pesquisa tenho conseguido fazer esse trabalho que contribui muito para a preservação da história de Roraima”, destacou o jornalista.

Ele agradece ao jornal Folha de Boa Vista por ter acreditado nesse projeto. “Sou muito grato à Folha, o que não poderia ser diferente, pois acreditou desde o início nesse trabalho, que também tem servido de acervo para pesquisas acadêmicas”, comentou.