Cultura

‘Eita Junino’ apresenta a literatura de cordel no tablado 

A ‘Eita Junino’ é a atual campeã brasileira e venceu o concurso com o tema “Meu São João virou tradição”

A atual campeã brasileira de quadrilhas ‘Eita Junina’ se prepara para sua próxima apresentação nesta quinta-feira (20) no arraial do Boa Vista Junina a partir das 20 horas. Ensaiando há mais de seis meses, o grupo irá abordar a literatura de Cordel. 

“É um tema muito forte que estamos ensaiando desde janeiro e nos dá uma oportunidade de brincar no tablado. Será muito bonito e emocionante que é uma característica da Eita.  Durante estreia queremos surpreender o público, e trazer felicidade para quem vai assistir” reforça o presidente do grupo Eli Cruz.

Segundo ele o grupo tem um torcida muito forte. “Nos dias que a Eita se apresenta é um público lotado, que chega cedo e canta e dança com a gente. E é pensando na nossa torcida que nós queremos fazer a melhor apresentação. Por que é isso que eles esperam a emoção e a surpresa. É a nossa meta, sempre superar a Eita Junino anterior” contou.

Campeonato Nacional

Na etapa nacional, o grupo ficou a frente da quadrilha ‘Xodó da Vila’ de Sergipe. Em terceiro lugar, ‘Amor Junino’ de Goiânia, seguida de ‘Eta Lasquera’ de Brasília que conquistou o quarto lugar e em quinto ‘Caipiras na Roça’ do Amazonas. E em Roraima venceu o concurso do Arraial do Anauá e do Boa Vista Junina.Além do título de melhor quadrilha 2018, o grupo conquistou também o título de melhor casal de noivos do Brasil. 

“O ano passado foi espetacular, os títulos que nós conquistamos foi resultado de muito esforço e garra, de muitas vezes que dançamos com dor no corpo, ensaios cansativos, e muita dedicação que vemos desenvolvendo ao longo desses seis meses.” ressaltou.

História 

Uma das quadrilhas mais tradicionais do estado, a Eita Junina foi fundada há 18 anos. O grupo é o único roraimense a vencer por três vezes o concurso nacional, o prêmio de melhor quadrilha do Brasil. A primeira vez que o grupo venceu foi em 2009 no Ceará e a segunda em 2015 em Brasília. Esse ano, eles também venceram o concurso municipal e estadual de quadrilha.