Cultura

Exposição 'Cosmologias – Mundos Makuxi' expõe obras de Artes

A artista a figura no topo da lista dos maiores artistas Naifs brasileiros

Artista, indígena e macuxi, Carmézia Emiliano apresenta sua exposição ‘Cosmologias – Mundos Makuxi’, a partir do dia 14 de novembro, às 16 horas, na Sede Administrativa do Sesc (centro). As visitas podem ser feitas em horário comercial, até o mês de fevereiro de 2020, e a entrada é gratuita.

A indígena Macuxi, Carmézia nasceu em 20 de abril na Guyana. Sua família imigrou para a aldeia Japó, no município de Normandia, estado de Roraima, Brasil, na década de 70 e desde 1988 ela reside em Boa Vista.

Depois de começar a produzir de forma autodidata viajou o Brasil divulgando seu trabalho. Ela é conhecida por ser artista indígena contemporânea, além de expor seu trabalho em diversos locais do Brasil, inspirar artigos, teses de mestrado, entre outros.

A artista a figura no topo da lista dos maiores artistas Naifs brasileiros. O estilo é conhecido por lançar obras com aquele aspecto inacabado, primitivo, até mesmo singelo e descompromissado.

‘Visualidades’

Premiada, a artista foi homenageada e recebeu um livro dedicado a suas obras intitulado ‘Visualidades’ pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) no ano de 2016. A obra foi produzida pelos professores do curso de artes visuais. No geral ela já expôs em mais de 30 eventos, sendo alguns deles nos estados de São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro, por exemplo.

SERVIÇO

‘Cosmologias – Mundos Makuxi’ por Carmézia Emiliano

Data: abertura dia 14/11, às 16h, entrada gratuita.

Local: Sede Administrativa do Sesc – Rua Araújo Filho, Nº 947, Centro.

Período: 14/11/2019 – 28/02/2020

Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 14h às 18h.

Telefone para visitas mediadas: 3212-2800