Cultura

Festival cultural une tradições do Brasil e do Japão

O evento vai contar com apresentações culturais e culinária de ambos os países

A Associação Nipobrasileira de Roraima (ANIR) inova mais uma vez promovendo mais um evento especial aberto à toda a comunidade. Dessa vez, vai unir as culturas oriental e brasileira no Tanabata Junina: O Arraiá das Estrelas, que está marcado para acontecer no dia 9 de julho, a partir das 14h no Centro Cultural da ANIR, bairro Caçari.

Como o nome indica, a proposta é fazer o Tanabata Matsuri, ou “Festival das Estrelas”, que é um evento tradicional do Japão, com uma roupagem junina. E para isso, além das apresentações culturais, o evento em Roraima vai contar com comidas típicas de ambos os países, como sushi, udon, tempurá, yakitori, nikuman, além de milho verde cozido, mungunzá, canjica e muito mais.

O Tanabata acontece no Japão anualmente, desde 1603 e é baseado em uma lenda, onde Tanabata representa o sétimo dia do sétimo mês. É o dia de encontro de dois apaixonados que foram separados pela via láctea. Desde então, desejos são escritos em tiras de papel coloridas e penduradas nos ramos de bambu. 

A programação esse ano inclui: oficinas de Origami (arte com dobraduras de papel) e Nihongo (idioma japonês); workshop “Fundamentos dos Desfiles e Apresentações de Cosplay”, além de apresentações de Taiko, Odori (dança japonesa), artes marciais, cosplay, entre outros (confira a programação completa abaixo).

Evento terá apresentação de cosplays (Foto: Fabio Cavalcante)

Evento terá apresentação de cosplay (Foto: Fabio Cavalcante)

A ANIR- A associação congrega mais de 100 famílias de japoneses e descendentes e possui uma grande participação nas atividades culturais por brasileiros não descendentes.

Conta com um Centro Cultural, localizado na Rua da Mangueira, 477, bairro Caçari, área nobre de Boa Vista, inaugurado em outubro de 2017. No local funciona o Instituto Roraimense de Cultura Japonesa, onde são ofertados à comunidade projetos como ensino do idioma japonês, aulas de artes marciais e taiko. Mais informações: 95 99175-7573 ou pelas redes sociais: Facebook e Instagram.
 

 
Serviço

Tanabata Junina: O Arraiá das Estrelas
Data: 09 de julho
Local: Centro Cultural da ANIR
End.: Rua da Mangueira, 477, Caçari

 
PROGRAMAÇÃO

14h – Oficina de Origami (arte com dobraduras de papel)
15h – Aula de Nihongo (Idioma Japonês) | Wokshop de Karatê
16h – Concurso de Oratória
17h – Workshop: “Fundamentos dos Desfiles e Apresentações de Cosplay” – por Gabriely Damasceno;
18h – Desfile de Cosplay | Apresentação infantil | Apresentação de Teatro – “A Lenda do Tanabata” | Apresentação de Taiko – Grupo Taizan Hokuto | Apresentação de Aikido (arte marcial) | Apresentação de Dança – Grupo Himawari
20h – Bingo da ANIR