Cultura

Livros tratam da botânica de Roraima em formato de Literatura de Cordel

Autor é professor do curso de Ciências Biológicas e Mestrado em Ensino de Ciências da UERR

O professor Rodrigo de Oliveira, do curso de Ciências Biológicas e Mestrado em Ensino de Ciências da UERR (Universidade Estadual de Roraima) lançou recentemente dois livros que tratam da botânica regional roraimense em formato de Literatura de Cordel.  As obras “O Último Caimbé e Outros Cordéis Científicos” e “O Tronco da Copaíba e Outros Cordéis Científicos”, estão disponíveis para download gratuitamente no site edicoes.uerr.edu.br.

Segundo o autor, que é pernambucano, na região Nordeste do Brasil, “o primeiro contato com o cordel se dá na infância e se estende por toda a vida”, o que serviu de motivação para que Rodrigo decidisse atrelar o ensino da Botânica ao gênero literário popular, levando, desta forma, conhecimento para as mais diferentes idades e classes sociais.

“A ideia é difundir o cordel no meio daqueles que não o conhecem, mas principalmente levar o conhecimento científico para públicos diferentes que não têm tanta proximidade com os resultados que a ciência promove. Então, o intuito é levar a ciência para todos, promover a ideia de conservação do meio ambiente, que é a minha área de atuação. E, principalmente, quando falamos de criança, que elas já cresçam conscientes, sendo contra o desmatamento e a perda do ambiente natural”, comentou.

O primeiro título conta com a apresentação da professora Suzana Ursi, do Instituto de Biociência da USP (Universidade de São Paulo) e está dividido em quatro cordéis baseados em textos científicos: “O Cordel para o Ensino e Popularização da Ciência”; resultado de palestras ministradas pelo autor; “O Lavrado em Cordel”; “O Caçari de Roraima”, e “O último Caimbé”.

Já o segundo livro é dividido em quatro capítulos: “A Origem da Agricultura”; “Etnobotânica aplicada à Conservação da Biodiversidade”; “Uma breve história das copaíbas” e “O tronco da copaíba”.

Para baixá-los basta acessar os links abaixo:

Link1

Link2

Publicidade