Cultura

Sem Carnaval, maquiadores ficam sem renda extra

Folia rendia empregos temporários na preparação para as festas

O carnaval é um dos períodos mais importantes para quem trabalha com maquiagem e customização de fantasias. Os trabalhadores da área chegam a triplicar os seus lucros em dias de festas.

A maquiadora e design de sobrancelha, Tauanny Silva , contou que durante a pandemia, não realizaram nenhum atendimento. A alternativa é fazer maquiagens exclusivas para ensaios, ou eventos que ocorrem de forma virtual, dentro das normas sanitárias da OMS (Organização Mundial de Saúde).

“Eu não tenho outra fonte de renda, a não ser o salão, nessa época do ano, nós não tínhamos vaga na agenda, fazíamos um combo para atender todos os nossos clientes, e todos os nossos profissionais conseguíamos ter uma boa renda” relatou.

O faturamento era acima de R$2 mil reais por dia (Foto: Arquivo FolhaBV)

Segundo ela, no salão atuavam cerca de 14 pessoas entre maquiadoras, manicures e cabeleireiros. O faturamento era acima de R$2 mil reais por dia.

“Tinha o direito ao auxílio emergencial, mas a partir de janeiro, já deixamos de receber, e mesmo assim, não é o valor referente ao que nós conseguíamos lucrar durante o período do carnaval” disse.

Elizabeth Lima conseguia um faturamento ainda maior, já que , além da maquiagem, ela customizava abadás para os bloquinhos de carnaval. Ela atuava com cerca de 300 customizações de abadás por bloco, e as encomendas iniciavam a partir do início do ano.

“Atualmente, não trabalho mais com isso, o empreendedor precisa se reinventar sempre, e precisou ser o meu caso. Nessa época do ano, eram muitos clientes que mal conseguíamos dar conta” disse.

Elizabeth Lima conseguia um faturamento ainda maior, já que , além da maquiagem, ela customizava abadás para os bloquinhos de carnaval (Foto: Divulgação)