Cultura

3 dicas de segurança para evitar problemas no Carnaval

Número de furtos de aparelho celular aumenta quatro vezes em dias de bloquinhos

A empolgação com o Carnaval já está alta. Em 2020, ele acontece oficialmente entre os dias 21 e 26 de fevereiro. Mas, como nos outros anos, ele começa bem antes. No Rio de Janeiro, em Salvador e Olinda, os bloquinhos já estão desfilando pelas ruas. Em São Paulo, a festa começa no dia 15 de fevereiro e termina apenas em 1° de março. 


Apenas na capital paulista, a estimativa é de que 15 milhões de pessoas aproveitem o Carnaval nas ruas. Durante esses dias, os cuidados com os roubos devem ser redobrados, já que o número de furtos de aparelho celular aumenta quatro vezes com as aglomerações nos bloquinhos. 


De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), por meio da Operação Carnaval Mais Seguro, realizada pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, em 2019, 5.471 ocorrências de roubo e furto de celulares foram registradas entre 1º e 6 de março, dias de Carnaval. No total, foram 3.834 boletins de ocorrência por furto e 1.637 por roubo de aparelhos. 


Ainda assim, houve uma queda de 12% em relação aos números de 2018, que teve 5.767 registros entre roubos e furtos. 


Veja as dicas de segurança abaixo:

Leve apenas o necessário

Mesmo que o bloquinho dure o dia inteiro, não é preciso levar mais do que um documento de identidade, dinheiro, cartão e carteirinha de plano de saúde (se tiver, para usar em casos de emergência). Leve-os em uma bolsa pequena, uma pochete ou uma doleira. 


Ao usar o cartão para comprar algo, o ideal é ficar atento sempre ao objeto, para que ele não seja trocado. No caso do smartphone, é bacana contratar um seguro celular para ficar protegido. Evitar utilizar o aparelho muitas vezes e prestar atenção em esbarrões e empurrões pode ajudar. 


Em caso de furto ou roubo, é importante fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. 

Vá em grupo

Andar sozinho no meio do bloco pode oferecer riscos. Ir com um grupo de pessoas pode ser mais seguro. Para isso, é possível marcar o encontro em uma estação de trem ou metrô mais afastada do bloquinho, já que a mais próxima estará lotada e será difícil encontrar as outras pessoas. Marcar um ponto de encontro para o momento de ir embora também é importante, caso alguém se perca do grupo. 

Cuidado com a saúde

É comum ficar sem se alimentar direito e beber bebidas alcoólicas em grande quantidade durante o Carnaval. Mas, como são muitos dias de festa e, geralmente, as temperaturas estão altas, é importante se alimentar bem e beber água. O protetor solar também é necessário e deve ser aplicado antes de sair de casa.