Cultura

4 rotas brasileiras para uma road trip inesquecível

Conheça lugares paradisíacos espalhados pelo Brasil que apenas são alcançados com divertida viagem de carro

Viajar de carro está entre as experiências mais incríveis do mundo. Cair na estrada com o seu carro, planejar seu próprio roteiro – tudo ao seu tempo e ritmo –, poder escolher quanto tempo ficar em cada lugar e quais cidades visitar são alguns dos benefícios que só uma boa road trip (uma viagem pelas estradas) pode fornecer. 

O preceito básico da road trip é que o importante não é o destino, mas, sim, a jornada. E fazer uma viagem pelo Brasil é garantia de não apenas descobrir paisagens surpreendentes, dado a fauna e a flora do nosso país, mas também de evitar as aglomerações causadas em outro veículos compartilhados, o que chama a atenção de quem deseja se proteger da Covid-19.

Na tentativa de mostrar algumas das melhores partes do Brasil, selecionamos quatro rotas para viajar de carro e se aventurar pela imensidão do país. Confira.

Estrada Real (MG/RJ/SP)

Esse é um grande percurso pela história do Brasil. A Estrada Real se estende por 1.630 km e passa por 163 municípios de Minas Gerais, oito do Rio de Janeiro e oito de São Paulo. O percurso surgiu no século XVII, na época em que ouro e diamantes minerados no interior do país eram transportados até os portos do Rio. Essa rota leva vários dias para ser completada, mas vale cada segundo pelas paisagens e cidades descobertas ao longo do caminho.

Praias da ilha de Florianópolis (SC)

Com mais de 40 praias, Florianópolis é uma das capitais de maior beleza natural do Brasil, seja na ilha ou no continente.

Algumas das praias mais bonitas estão no sul da Ilha, ideal para uma viagem de carro para lá de especial. A Rodovia SC-405 dá acesso a lindas praias como Armação e Campeche. Vale destacar que Florianópolis é um destino ideal para surfar ou admirar belas praias, através de vários mirantes ao longo da estrada.

Transpantaneira (MT/MS)

Localizada na divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a estrada de terra batida que se estende por 165 km se tornou uma das maiores atrações turísticas do Centro-Oeste brasileiro. Viajar de carro pela MT-060, comumente conhecida como Transpantaneira, é indicado para quem possui um veículo 4X4 e quer explorar as belezas da biodiversidade do Pantanal.

A rota segue as margens do Rio Cuiabá e liga o município de Poconé ao distrito Porto Jofre,  contando com 120 pontes de madeira sobre pântanos. Pelo caminho, logo pela manhã, é possível avistar espécies da fauna local, como garças, capivaras, jacarés, cobras e até mesmo onças.

Costa dos Corais (AL)

O litoral de Alagoas fica dentro da área de preservação ambiental da Costa dos Corais. A imensa barreira de corais entre os estados de Alagoas e Pernambuco proporciona praias calmas que parecem piscinas e têm uma vida marinha incrível, o que é ideal para viajar com idosos e crianças.

O ideal é fazer um aluguel de carro em Maceió e aproveitar o percurso que passa pelas cidades de Maceió, Maragogi, Japaratinga e São Miguel dos Milagres. Nesses pontos, você poderá visitar praias deslumbrantes, fazer passeios de barco e visitar o famoso Mar de Coqueiros do Gunga.