Cultura

4 tendências de decoração para usar em 2020, segundo a IKEA

Cores e formas ganham nova dimensão

Em 2020, a receita ideal para decorar é ser inusitado e expressivo. Pelo menos é isso o que propõe a IKEA, famosa loja de móveis e decoração, em seu novo catálogo de inspirações para o ano. Confira as sugestões.

Cores de todos os jeitos

Deixar um ambiente colorido pode ser um tarefa complexa, pois é preciso cuidado para não deixar o ambiente carregado. Utilizar o círculo cromático e se apoiar em teorias de cor é uma boa maneira de se sentir mais confiante para inovar na decoração.

Para o quarto, as combinações monocromáticas e de tom sobre tom deixam o cômodo confortável, mas sem perder a modernidade. Utilizar vários tons de uma mesma cor permite brincar com os elementos mais simples do quarto. A roupa de cama pode ser azul-claro, enquanto as almofadas assumem um tom de azul-escuro, ou a cadeira creme pode conversar com a escrivaninha de madeira tradicional. Enfim, tudo é possível.

No banheiro ou na cozinha, combinações entre cores complementares dão um ar moderno ao ambiente. Duplas inusitadas como verde-azulado e rosa-coral criam harmonia e dão um efeito interessante. Além de pintura na parede ou azulejos coloridos, outros itens podem servir como pontos de cor, como prateleiras, vasos de plantas ou pratos e canecas personalizadas e com padronagens diferentes.

Formas geométricas

Os ambientes ganham novos contornos com a utilização de formas geométricas (ou não tão geométricas assim). De maneira mais tradicional, é possível utilizar painéis quadrados atrás da cama ou do sofá para dar maior dimensão ao ambiente. Aqui, tendências de cores também podem ser utilizadas. 

Uma alternativa mais inusitada é reinventar as formas geométricas, seja pintando círculos levemente irregulares nas paredes, ou acrescentando um espelho oval na decoração. Nichos hexagonais e quinas desproporcionais são formas de quebrar a expectativa de quem entra nos ambientes.

Estilo febril

Para quem não tem medo de ousar, algumas cores e texturas criam um efeito incomum na decoração. Tons de lilás, roxo, coral e degradês que vão do azul ao metálico refletem um espírito moderno, que pode ser aplicado em diferentes cômodos da casa. Experimentar texturas, como tecidos sintéticos e objetos vazados, além de velas e apoios de vidro, cria um mix de cores e padrões que pode ser considerado febril e carregado para quem não está acostumado, mas enche os olhos de quem aprecia esse tipo de expressão por meio da decoração.

Toques de metal

Usado de maneira sutil, a tendência é de que o metal domine os artigos de decoração por meio dos detalhes. Organizadores, prateleiras, vasos, apoios para lâmpada e outros acessórios são peças que utilizam muito bem o metal, que pode, inclusive, assumir outras cores. Uma ótima forma de usar esse material é em peças vazadas, que são um toque industrial, outra forte tendência para 2020.

Publicidade