Cultura

A Fortaleza da vida e obra de José de Alencar

Cidade é fundo de uma das histórias mais importantes do autor

Fortaleza é uma cidade conhecida por sua imponente beleza natural, com praias de água cristalina, falésias vermelhas e muitas dunas. Já para quem curte cultura e literatura brasileira, a capital do estado do Ceará ganha outro significado, sendo o berço de José de Alencar, um dos escritores mais importantes do Brasil.

Na cidade estão espalhadas várias homenagens e referências feitas ao autor e a Iracema, mito fundador escrito por Alencar, contando a história do nascimento do primeiro cearense, filho da índia Iracema com o colonizador português Martim.

Para visitar todos os pontos turísticos, é possível encontrar serviços de excursão com diferentes roteiros. Caso a preferência seja por veículo particular, existem empresas para aluguel de carros em Fortaleza. Confira cinco lugares imperdíveis para conhecer na cidade de Alencar!

Praça José de Alencar

Uma das praças mais antigas na cidade de Fortaleza, o local tem uma estátua de José de Alencar, erguida em 1929. Hoje, conta com feirinhas de artesanatos e apresentações de artistas de rua durantes vários dias da semana.

Theatro José de Alencar

Localizada na Praça José de Alencar, a construção é um importante monumento arquitetônico e artístico, sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A sala maior de espetáculos tem três andares, com capacidade para 800 pessoas. O local também conta com auditório, Centro de Artes Cênicas, a Biblioteca Carlos Câmara e a Galeria Ramos Cotôco, com versões originais de várias obras clássicas.

Casa José de Alencar

A área abriga a casa onde o autor viveu sua infância, assim como o primeiro engenho a vapor do estado do Ceará, o Museu Arthur Ramos, a Pinacoteca Floriano Teixeira, a Biblioteca Braga Montenegro e um restaurante. A casa grande, que fazia parte do complexo original, foi destruída, restando somente a “casinha”, que mantém sua construção original.

Estátua de Iracema

Situada na Praia do Mucuripe, essa foi a primeira estátua representando a heroína, sendo inaugurada em 24 de junho 1965. A obra mostra Iracema, Martim, o filho Moacir e o cão Japi.

Praia de Iracema

Considerada uma das praias mais famosas da cidade, ela também é lar da segunda estátua construída homenageando Iracema. A obra “Iracema Guardiã” foi inaugurada em 1996, e mostra a personagem com um grande arco, em posição de luta.

Outras esculturas

A cidade conta com outras três estátuas de Iracema: a terceira no marco rotário do Rotary Clube Fortaleza Praia de Iracema; a quarta na lagoa do bairro de Messejana; e a última no Palácio Iracema. Cada uma delas foi feita por um artista diferente, com uso de vários materiais.