Cultura

ALDIR BLANC: Conferência discute Lei emergencial da cultura

A Lei Aldir Blanc tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas

A sociedade civil e segmentos culturais organizados discutiram ações e fizeram propostas para a implementadas sobre a Lei Aldir Blanc e a operacionalização dos recursos, estimados em R$ 10 milhões.

O encontro virtual teve início nesta terça-feira, 4, e segue nesta quarta, 5, por meio aplicativo de videoconferência. Os inscritos receberamo link por e-mail ou por aplicativo de mensagens. O evento é organizado pelo Governo de Roraima, por meio da Secretaria Estadual de Cultura.

De acordo com o secretário da pasta, Johnson Castro, o encontro é importante para ouvir as demandas, debater propostas e estabelecer estratégias junto à sociedade civil.

“A Secult abre essa webconferência justamente para fazermos um processo democrático de implementação da Lei Aldir Blanc. Estamos recebendo as propostas e demandas daqueles que têm interesse em contribuir e, com isso, teremos dois dias para debater e construir as propostas dos editais. É um processo muito importante, onde contamos com a participação do Conselho Estadual de Cultura, que busca ampliar o acesso à lei e atingir as vertentes culturais em todo o Estado”, disse.

No primeiro dia, houve a abertura e fala do secretário, envio de perguntas, apresentação da lei com destaques sobre os editais e respostas às perguntas enviadas. A partir das 13h, será a vez dos segmentos culturais fazerem suas falas propositivas. O primeiro setor a ser abordado será de “Música, ópera e musicais”, em seguida será o setor de “Artes Cênicas, circense e dança”. A partir das 16h30, será a vez do “Audiovisual: Artes Plásticas e visuais” e, por fim, o segmento da “Literatura”.

O modelo do Diálogo Emergencial, por meio de plenárias virtuais, foi adotado para respeitar o distanciamento social determinado por normativa estadual em função da pandemia do Coronavírus.

LEI ALDIR BLANC – A Lei Aldir Blanc tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas e espaços ligados às cadeias produtivas da cultura e da economia criativa e que passam por dificuldades financeiras em virtude da pandemia do Coronavírus (COVID-19).

De acordo com o secretário da pasta, Johnson Castro, o encontro é importante para ouvir as demandas, debater propostas e estabelecer estratégias junto à sociedade civil (Foto:Divulgação)