Cultura

ARTES PLÁSTICAS: Artista transformou hobby em profissão

Dedicado à sua paixão, Brito prestou vestibular para Artes Visuais na UFRJ e assim se transformou em um professor

O carioca Leandro Brito, 33 anos, é artista plástico. Ele começou a se interessar pela arte durante sua infância, quando cursava o ensino fundamental em uma escola pública do Rio de Janeiro.

Brito é um dos artistas credenciados pelo Edital Cultura em Casa, do Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura).

“A escola oferecia atividades extracurriculares. Eu estudava pela manhã e no horário da tarde eu podia fazer aulas de violão, pintura e teatro. No primeiro ano que me matriculei, meus professores me inscreveram em um concurso internacional, onde fui premiado e isso me motivou bastante”, relembra.

Dedicado à sua paixão, Brito prestou vestibular para Artes Visuais na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e hoje leciona no IFRR (Instituto Federal de Roraima). “Quando tive minhas primeiras aulas de gravura, comecei a fazer experimentações com plástico, tinta e papelão e assim fui descobrindo minha identidade. Pratico bastante com desenho e figura e tela. Utilizo uma fotografia para transformar a imagem em um retrato”, detalha.

O artista realiza exposições e oficinas de arte para a comunidade, porém, com a pandemia, o trabalho ficou inviável (Foto: Divulgação)

“Meu objetivo era mostrar a minha arte para o público roraimense. Me inscrevi no edital para mostrar esse hobby que se transformou na minha profissão, mesmo que seja tão difícil trabalhar como artista”, afirma.

O trabalho de Leandro Brito pode ser acessado pelo Instagram no endereço: @artleandrobrito. Por meio de um vídeo que pode ser visto na página oficial da Secult no Facebook, o artista conta um pouco de sua trajetória.

Confira o vídeo no link abaixo