Cultura

Acadêmico faz vaquinha para estudar na França,mas ainda não atingiu a meta

Aprovado em 3 mestrados, geólogo ainda está longe da meta há nove dias do início das aulas

Há apenas nove dias do início das aulas de seu tão desejado mestrado na França, o geólogo Ezequias Guimarães, de 24 anos, ainda está há quase 8 mil quilômetros de distância do seu sonho. 

Ele começou uma vaquinha para tentar arrecadar o dinheiro para a passagem, e para se manter no país Europeu, mas a meta ainda não foi atingida. 

Egresso de escolas públicas e formado pela UFRR (Universidade Federal de Roraima), ele foi aceito em três instituições, e acabou optando pela Universidade de Poitiers, na cidade homônima, a 340 quilômetros de Paris. No entanto a bolsa cobre apenas a anuidade do curso. Custos como passagem, alojamento e alimentação saem por conta do estudante. 

Ele pediu demissão do emprego que tinha para viver este sonho, e como os pais são idosos e não trabalham mais, ele teve a ideia de iniciar a vaquinha on-line. Quarenta e uma pessoas contribuíram, mas ainda falta R$ 2 mil para ele atingir a meta. 

“A viagem está programada para o próximo mês (setembro/2021), e por conta da pandemia a confirmação apenas chegou em julho, então tudo está acontecendo em cima da hora. Sempre tive o sonho de estudar fora do país, mas o preço para viajar agora está muito alto”, contou. 

Preparação

Ele se prepara para este momento desde 2016, quando começou a estudar o idioma, para obter a certificação de fluência em francês. “As universidades francesas dão muito importância para boas notas, mas também para atividades extracurriculares. Então eu passei a sempre buscar estar envolvido com as atividades do meu curso. Participei do Centro Acadêmico, fiz projeto de iniciação científica, fui monitor de disciplinas, participei de eventos científicos na UFRR e outros estados”, detalhou.

No início do ano passado começou a preparação mais específica para a candidatura ao mestrado. “Comecei a escrever minhas cartas de motivação, uma carta diferente para cada universidade. No final foram sete. Procurei meus professores e pedi cartas de recomendação também. Traduzi alguns documentos por conta própria”, relembrou.

Ajuda

Depois de todo este processo, falta apenas ele conseguir chegar e se manter na França. Quem quiser, ainda pode ajudar.  As doações podem ser feitas pela vaquinha no link: vaka.me/2334157. Como o site que administra a arrecadação desconta 7% do valor de cada doação, as colaborações podem ser feitas por Pix ([email protected]). Mais informações: 95 99137-3107.