Cultura

Ação distribui sabonetes antibacterianos para imigrantes

O objetivo é fazer com que toda a população em abrigos tenha as devidas orientações e fortaleça o hábito de lavagem das mãos

Em meio a pandemia mundial do Novo Coronavírus (COVID-19), onde a saúde dos migrantes está ainda mais ameaçada, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – ADRAvem intensificando suas atividades em saúde, nutrição, água, saneamento e higiene junto à população em situação de vulnerabilidade social.

O objetivo é fazer com que toda a população em abrigos tenha as devidas orientações e fortaleça o hábito de lavagem das mãos, higiene pessoal, limpeza e desinfecção dos espaços comuns. 

Para isso acontecer com mais resultados, os migrantes tiveram acesso a um item de higiene de suma importância: sabonetes antibactericidas, onde foram distribuídos entre os meses de março e abril, mais de 27 mil sabonetes.

O trabalho educativo de se lavar as mãos, por exemplo, nunca foi tão importante e necessário como nesses últimos três meses, e tem sido uma das maneiras mais baratas, mais fáceis e eficaz para impedir a propagação de um vírus, e lavá-las frequentemente com água e sabão, é o ideal.

Uma alternativa adotada pela UNICEF e a ADRA Roraima resultou na construção de estruturas para lavagens de mãos, uma espécie de pias e lavatórios, feitas a partir de caixa d’águas, canos PVC e torneiras. Ao todo foram instaladas 15 estações nas ocupações espontâneas (prédios públicos que foram ocupados por pessoas que estavam morando na rua).

Para que ação fosse completa, monitores contratados e voluntários se deslocaram para esses abrigos e realizaram orientações e palestras sobre a importância desses cuidados básicos de higiene contra o Coronavírus, ensinando a forma correta de lavar às mãos. 

“Estamos muito agradecidos com as ações que a ADRA realiza com a gente. Vivemos neste com muitas pessoas e é difícil nossa situação, mas estamos atentos e tomando os cuidados necessários. Aprendemos com eles [ADRA] a forma correta de higienizar as mãos no novo lavatório e colocando em prática o que nos ensinaram, como fazer o distanciamento social, tomar banho quando chegar da rua ou do trabalho, e etc”, declarou César Benn, um dos moradores do abrigo.

ADRA – A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – ADRA é uma organização da igreja Adventista do Sétimo Dia. É uma organização privada, não governamental e sem fins lucrativos de objetivos assistenciais, beneficentes e filantrópicos.