Cultura

Aluno indígena participa de Olímpiada da Lingua Portuguesa

Serão três dias de oficinas de formação, palestras e passeios culturais em SP

O aluno Marcel Aleixo da Silva, 10 anos, da Escola Municipal Francisca Gomes da Silva (Comunidade Serra do Truarú), embarcou nesse domingo, 3, com destino à cidade de São Paulo, para participar dos encontros presenciais da etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa. Na bagagem ele levou seu poema “Serra do Truarú” para concorrer com os semifinalistas do Norte do Brasil.

De etnia wapichana, o menino representa a regionalidade dos povos indígenas de Roraima. Seu texto retratou um pouco da história de sua comunidade e seus costumes. O pequeno poeta buscou conhecer um pouco mais de seu povoado, buscando a inspiração necessária para escrever os versos. Em Boa Vista concorreu com outros 36 poemas, foi para etapa estadual, e agora, representa Roraima na etapa regional.

Sua professora Josane Chagas, embarcou junto com ele neste evento que vai definir os finalistas. Serão três dias de oficinas de formação, palestras, passeios culturais com o objetivo de ampliar o repertório e as habilidades de leitura e escrita dos alunos. Dia 8 de novembro, os dois retornam a Boa Vista. Para a professora está sendo uma experiência única na vida de Marcel.

“Falando diretamente aqui da cidade de São Paulo, eu gostaria de compartilhar um pouco dessa emoção e desse sentimento maravilhoso que estamos passando, tanto eu quanto meu aluno Marcel. É uma experiência fascinante, de muito aprendizado. Acredito que este é fruto de um trabalho que requer dedicação, compromisso, responsabilidade, seriedade. Tudo isso foi necessário para chegarmos até onde estamos e se Deus quiser passaremos dessa fase”, declarou a professora.

Ao todo, 443 produções de todas as categorias foram selecionadas para as semifinais (regionais) em todo o Brasil. Destes, serão escolhidos 173 finalistas e seus professores para a etapa nacional. Somente 28 serão os grandes vencedores de 2019.

A Prefeitura de Boa Vista certificou todos os alunos das escolas municipais participantes da Olimpíada deste ano. O evento ocorreu no dia 29 de outubro, no Teatro Municipal. Foram 37 alunos homenageados, seus textos ficaram disponíveis para visitação durante uma exposição. Os três finalistas municipais (Kayro Gabriel Matias, Danilo Oliveira e Marcel Aleixo) decalaram seus poemas e receberam também medalhas.

A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

 Todo ano, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todo o Brasil têm um desafio a cumprir por meio da Olimpíada de Língua Portuguesa, que em 2019 chega à sua 6ª edição. São cinco categorias ao todo: poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião. Este ano, o concurso recebeu mais de 171 mil inscrições nas categorias.

Cabe às turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental produzir um poema que retrate o tema geral “O lugar onde vivo”. Em Boa Vista, 37 textos foram analisados. A Olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

Alunos e professores passam por diversas fases, desde o lançamento nacional, inscrições, oficinas, etapas escolares, municipais, estaduais, semifinais (com direito a vigem para participar de atividades culturais e formativas) e, enfim, a etapa nacional com a seleção dos 28 alunos vencedores e seus professores. O Evento de premiação está prevista para o dia 9 de dezembro de 2019.

Confira o poema na íntegra:

Serra do Truaru

Minha terra preferida,

Muito linda de se ver

Nela temos gente querida,

E história pra escrever.

Sobre essa comunidade

Que escolhi para viver,

Tenho muita liberdade

De ver a natureza florescer.

Nosso povo se alimenta

De damurida, farinha e beijú

Usando sua ferramenta

Pra pegar pombo, piranha e pacu

Se você não acredita,

Então vem aqui ver

Serra do truarú é perfeita

Para receber você.

Tudo aqui é sensacional

Não há do que reclamar

Comida tradicional

Para você saborear.

Truarú é nome indígena

Vem da língua Wapichana

Dizem que era cobra grande

Que andava na savana

Pois quem conta essa história

É a dona Mariana.