Cultura

Alunos da UFRR darão aulas de redação à candidatos no vestibular

As inscrições estão abertas até o dia 1° de novembro

Alunos de graduação do curso de Letras da UFRR darão aulas de redação em português para candidatos ao vestibular voltado a imigrantes e refugiados, que será no dia 8 de dezembro. A iniciativa é um curso de extensão promovido pela pós-graduação em Letras da UFRR.

A coordenadora do curso de extensão, professora dra. Martha Julia Martins, disse que a ideia surgiu enquanto realizava um projeto de pesquisa coletando depoimentos de imigrantes sobre algumas das principais dificuldades de adaptação em Roraima.

“Quando soube do vestibular para imigrantes, conversei com algumas participantes do projeto, e uma delas chegou a dizer que fará o exame, mas não sabe a nossa língua. Para muitos refugiados já é difícil aprender o nosso idioma por si só, imagine então a sua norma culta?”, comentou. 

Até o momento, o projeto oferece 100 vagas para os candidatos, com carga horária de 30 horas. Entretanto, como explica Martha, pode haver oferta de mais vagas dependendo da demanda.

“As vagas estão quase esgotando. Estamos cogitando abrir mais turmas, para poder contemplar o máximo possível de candidatos. Temos mais dois professores tutores de ‘stand by’ [em espera], caso seja necessário”, afirmou.

As inscrições estão abertas até o dia 1° de novembro, e podem ser feitas no link. As aulas estão previstas para iniciarem no dia 4 de novembro, com divisão de três turmas:

Turma 1: Segunda e Quarta das 14h às 17h – início dia 04 de nov

Turma 2: Segunda e Sexta das 08:30 às 11:30h   – início dia 04 de nov

Turma 3: Terça e Quinta das 08:30 às 11:30h  – início dia 05 de nov