Cultura

Alunos do Sesi vão participar de etapa nacional de Olimpíada

Duas equipes vão participar do evento que acontece em Outubro, no Rio Grande do Sul

Duas equipes da Escola do Serviço Social da Indústria em Roraima (Sesi-RR) foram selecionadas para participar da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece de 24 a 26 de outubro, no Rio Grande do Sul.

O time ‘Lego Slayers’ foi classificado como “Melhor Equipe” no nível 1 e o grupo ‘Team Girls’ levou o prêmio de “Melhor Equipe” no nível 2, durante a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. Com isso, as equipes vão participar da etapa nacional representando tanto a escola, quanto o estado de Roraima.

Além das equipes classificadas nos primeiros lugares, a Escola do Sesi também ganhou o prêmio de Melhor Escola privada em Robótica, e outras duas equipes se classificaram em segundo lugar, a equipe Macunaima no nível 1 e a equipe Team MM, no nível 2.

A diretora da escola, Gardênia Cavalcante, destaca o sentimento e o significado de ter uma equipe que irá representar Roraima em uma das mais importantes competições nacionais de robótica. “O nosso sentimento é de gratidão e muito orgulho dos nossos alunos que se preparam para fazer o seu melhor”, afirma.

Gardênia explica ainda que embora se espere a premiação máxima para as equipes roraimenses, a expectativa principal é que os alunos consigam trazer uma bagagem rica em conhecimento para aprimorar, ainda mais, os conceitos e aprendizagens sobre o mundo da robótica.

“Além do reconhecimento sobre o nosso trabalho que vem sendo um grande diferencial na vida desses jovens e de duas famílias. E esse trabalho, sem dúvida, tem sido extraordinário, pois já conquistamos algumas premiações em outras competições e, agora, partimos para mais um desafio, a etapa nacional da OBR 2019”, ressaltou. 

O professor e técnico das equipes de robótica do SESI, Dennis Padilha, falou sobre a performance das equipes e a importância do apoio da escola. “O desempenho das equipes não poderia ser melhor, pois alcançamos os resultados esperados. Fruto de muito trabalho, empenho e dedicação”, disse.

Padilha acrescentou ainda que a participação dos alunos e desenvolvimento dos trabalhos aconteceu graças o apoio da direção. “Esse resultado também foi possível pelo total apoio que recebemos da Gardênia [Diretora da Escola], que incentiva, apoia, acompanha e, é a que mais torce para que a Robótica do Sesi se destaque, tanto a nível regional, como nacional e internacional, que é o nosso objetivo principal. A tristeza maior é, que infelizmente, só vai para o nacional os primeiros colocados”, informou.

O professor finalizou compartilhando o que espera da etapa nacional da OBR. “As expectativas para o nacional são as melhores, claro que seria maravilhoso o título, mas vamos com cautela, almejamos ficar entre os 5 melhores do Brasil, pois lá estarão competindo as 50 melhores”.

EVENTO – Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. 

Fots: Sesi-RR