Cultura

Artigo aborda a saúde em processos migratórios

O estudo alerta para que as questões sociais sejam vistas como problemas de saúde

O estudo intitulado “Fenômenos Migratórios na Perspectiva da Saúde Coletiva” foi publicado no Recien – Revista Científica de Enfermagem. A revista analisa as produções científicas dos últimos dez anos que tratam do tema da saúde de imigrantes e/ou refugiados.

O estudo é de autoria dos professores pesquisadores Aristides Sampaio Cavalcante Neto, Emanuel Araújo Bezerra e Ananias Noronha Filho. O próximo número da revista deve ser publicado até 15 de junho.

 “A pesquisa concluiu que os trabalhos científicos são essencialmente unicausais e não abordam a determinação social da saúde e da doença. Apenas consideram essas questões como influenciadoras desse processo” explicou.

A pesquisa alerta para o grande “vazio” que existe na produção científica, para o reflexo da prática meramente funcionalista da pesquisa em saúde nessa área não se levando em conta as especificidades desses grupos populacionais. Esse estudo é um alerta para que as questões sociais sejam vistas de outra forma, na gênese dos problemas de saúde junto a esses grupos”, explicou Neto.

Com relação às diversas possibilidades no campo da pesquisa em saúde no âmbito do IFRR, Neto destaca que projetos de extensão são alternativas significativas.

 “Podemos desenvolver projetos de extensão junto aos alunos de diversos cursos do IFRR objetivando captar a realidade mais objetiva dessas pessoas, identificar as reais necessidades de saúde e vulnerabilidades. Dessa forma, contribuiremos de fato para a melhoria da assistência de saúde a essas pessoas”, disse o pesquisador.