Cultura

ARTE POR TODA PARTE

Obra de graffiti vai homenagear dia do Skate em RR

Contemplado pela Lei Aldir Blanc, o artista de graffiti Ricks vai criar uma obra em homenagem ao dia do Skate, celebrado nesta segunda-feira (21). A ação faz parte da obra premiada pelo Edital de Economia Criativa do Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Cultura e ocorre neste domingo (20) na pista de skate do Parque Anauá, a partir das 16 horas.

 “O Governo de Roraima incentiva a cultura popular e por meio do edital da Lei Aldir Blanc estamos atendendo aos artistas nesse período de pandemia, dando condições de trabalho por meio dos projetos aprovados e assim, movimentando a economia”, disse o governador Antonio Denarium.

 O artista contemplado acredita na transformação social por meio da cultura. “A cultura entendida como processo, com canalização das energias desses jovens que vivem na ociosidade para a arte, pois a arte reflete aspirações, inclui, valoriza, intensifica a interação entre sujeitos e seu meio, dando sentido à vida e apropriação dos seus bens”, explicou Ricks.

 Segundo ele, após a pintura do painel, haverá um expressivo mural que continuará multiplicando a mensagem todo o tempo em que permanecer exposto. “Além disso, os participantes da oficina tornam-se multiplicadores da ideia”, complementou.

 PINTURA DE MURAL: Aulas serão disponibilizadas via YouTube

 A obra de pintura do mural em homenagem ao Dia do Skete dará início a uma série de aulas virtuais que serão disponibilizadas semanalmente por meio do YouTube do Governo de Roraima.

 O curso será em plataforma EAD, assim podendo ampliar para as pessoas de todos os municípios de Estados de Roraima. Como também a ampliação de pesquisa sobre os temas, debate e aula das técnicas de pintura.

 Para o secretário de Cultura, Sherisson Oliveira, essa será uma oportunidade para os jovens conhecerem a técnica do grafitti e também alternativas de linguagens culturais.

 “As aulas também irão abordar temáticas importantes para os jovens como combate a violência doméstica, educação ambiental e preservação do Patrimônio público entre outros”, disse.

 CONTEÚDO DA OFICINA VIRTUAL

 A oficina de graffiti será apresentada como instrumento de comunicação e expressão, usando as técnicas do graffiti em moldes stencil para produzir cartazes de lambe-lambe, estampas em camisetas e aplicação em parede.

 Noções de escolha da imagem, características, técnicas de corte do molde stencil, uso da tinta spray, combinação de cores, leitura de imagem e aplicação nas plataformas da arte urbana (cartazes/estampas/parede) serão abordados na oficina.

 No total, serão 14 horas dedicadas à teoria e 16 horas fazendo intervenções em mural de praças, escolas, etc, em parceria com o projeto “Arte por toda parte”.