Cultura

Artista ensina técnicas da arte circense

Projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc

Uma equipe da Secult (Secretaria da Cultura) acompanhou a produção do vídeo da artista venezuelana Keim Melissa, de 32 anos, na manhã desta quarta-feira, 24. A equipe foi firmada com objetivo de auxiliar os artistas durante as gravações de vídeos.

 

Melissa foi aprovada pelo edital de Artes Cênicas com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo de Estado, por meio da Secult. Com o recurso, a artista pôde comprar os materiais utilizados durante a técnica. Ela sempre gostou da arte circense desde criança, mas só teve início no tecido acrobático após a maternidade, aos 26 anos.

 

“Minha história com a arte circense começou há uns anos, depois que a minha filha nasceu. Eu procurei por algum treinamento físico e sempre tive paixão pelo circo. Foi quando eu procurei por uma escola circense, que é muito comum em Mérida, cidade em que eu nasci”, afirma.

 

A arte de Melissa é uma modalidade de acrobacia aérea oriunda do circo, uma atividade que mistura força, beleza e autoconfiança. “Eu tive medo em começar, porque me disseram que eu já estava muito velha. Normalmente, as pessoas começam o treinamento desde criança. Mas eu descobri que isso não tem nada a ver. Eu comecei aos 26 anos e é uma experiência ótima, têm muitos benefícios. Além de aumentar a flexibilidade, ajuda a controlar a respiração, concentração e disciplina. Por isso que amo tanto”, explica.

 

Keim Melissa conta que a atividade a auxiliou para começar sua vida em Boa Vista. “Me ajudou como uma terapia. Tenho uma filha que preciso manter e meu salário não estava dando para nada e tive uma oportunidade para vir trabalhar aqui com amigos. Graças a eles, estou aqui. A minha vida melhorou muito, consigo ajudar a minha família e a minha filha que precisou ficar lá, já que eu preciso trabalhar”, detalha.

 

O Secretário adjunto de Cultura, Jaffé Oliveira, ressalta a importância da equipe de participar juntos da produção dos artistas. “A equipe da secretaria está acompanhando todos os trabalhos da Lei Aldir Blanc e a entrega dos produtos culturais, fazendo de todo o processo uma transparência maior e trazendo toda a credibilidade da execução e o pleno funcionamento dos trabalhos. Parabéns a toda a classe artística, que vem trazendo um material de grande valor a ser contemplado pela sociedade de Roraima”, reforça.

 

LEI ALDIR BLANC – O projeto de tecido acrobático foi um dos 480 projetos contemplados pelos editais culturais promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secult, totalizando um investimento de R$ 11.335.746,83. Os editais contemplaram projetos nas áreas de audiovisual, música, artesanato, literatura, artes cênicas, artes visuais, cultura alimentar, cultura indígena, cultura popular e afro-brasileira, economia criativa e gestão, pesquisa, difusão e capacitação nas áreas da cultura, economia criativa e patrimônio histórico.