Cultura

Artista expõe telas com pinturas de flores regionais de Roraima

A docente está realizando a exposição in-FLOR-Essência, no Pátio Roraima Shopping, até o dia 30 deste mês para apresentar os trabalhos florais 

Além de professora na Universidade Federal de Roraima, Leila Adriana é também uma artista apaixonada pela investigação poética de flores. A docente está realizando a exposição in-FLOR-Essência, no Pátio Roraima Shopping, até o dia 30 deste mês para apresentar os trabalhos florais de Tepéquem e regiões de Roraima. 

A exposição apresenta pinturas feitas de técnicas de tintas acrílicas aquareladas em telas com todas as flores regionais que a artista teve acesso, Leila explica um pouco sobre como funciona o processo de criação. 


Exposição apresenta pinturas feitas de técnicas de tintas acrílicas aquareladas (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“O processo criativo acontece a partir de uma investigação artística, eu tenho acesso a flor, daí fotografo ou uso fotografias existentes. A partir da fotografia eu faço o desenho, realizo o projeto e ele vira a pintura final”, explicou. 

Ela explica que o lado artístico veio desde a graduação, onde já realizava investigação artística com flores. Conta também que foi uma relação que veio da infância na casa dos pais, onde cresceu com a natureza e levou isso para a vida. 

Os trabalhos envolvem coleções de Flores estudadas em Tepéquem e outras regiões do Estado, e além disso, ela relata ter uma coleção em andamento sobre as flores do Monte Roraima, especificamente, as orquídeas. 

“O foco é dar uma visibilidade para a questão das flores de Roraima como um todo, e também mostrar um pouquinho da riqueza natural que existe na região norte do Brasil, pensando muito na questão científica também”, explicou. 


Leila fala um pouco sobre uma de suas obras favoritas (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“Essa é uma das telas que fiz em decorrência da investigação do livro ‘Orquídeas de Roraima’, aqui existem muitas espécies e muitas vezes não conhecemos até mesmo pela questão climática. A proposta de dimensão das minhas telas, buscam ampliar a visibilidade e potencialidade da flor, não somente esteticamente, mas também artística como algo que pode se transformar”, informou. 

Segundo a artista, ela também vem desenvolvendo investigações acadêmicas sobre o mercado artístico em Roraima. 

“Por ser um estado novo, temos pouca visibilidade em termos de produção artística. Principalmente pela questão de nós temos poucos artistas, poucos espaços pra divulgação e nada ou quase nada, de incentivo a arte e a cultura”, relatou. 

Leila apresenta seu trabalho para a população roraimense no Pátio Roraima Shopping durante o funcionamento do local das 10h às 22h até o dia 30 de maio.