Cultura

Artista fala de composições que marcaram sua trajetória

Para Neuber, sua composição mais renomada é “Ave’, ‘Makunaimando’ composta com Zeca Preto e ‘Casinha de abelha’

As canções de Neuber Uchoa marcaram uma geração e a identidade de um povo. Em um repertório que canta a história de Roraima, suas composições são cantadas por vários artistas locais, nacionais e internacionais. Entre suas composições mais renomadas, estão “Ave’, ‘Makunaimando’ composta com Zeca Preto e ‘Casinha de abelha’.

“Eu sou muito grato aos Deuses da música por ter sido agraciado, tive muitos momentos felizes como compositor, aos vinte anos eu compus meu primeiro sucesso que foi ‘Ave’ , música que vai completar quarenta anos e na época participou do primeiro festival de música de Roraima, o Femur” relembrou o músico.

Para Neuber Uchôa, as músicas contribuem de forma significativa para a formação da identidade de um povo, pois os elementos inseridos no cotidiano dessas localidades estão expressos nas letras dessas músicas.

“Além de ‘Ave’, a canção Makuinando se tornou um hino informal de Roraima, a música foi composta em parceria com o músico Zeca Preto. E no repertório, não poderia esquecer de casinha de abelha,  que escrevi há dez anos, e foi um divisor de águas na minha carreira, foi quando todas as gerações passaram a conhecer e reconhecer meu trabalho” disse.

Dia do Compositor

O Dia Mundial do Compositor é comemorado anualmente em 15 de janeiro. A data homenageia todos os compositores do mundo, especialmente o seu trabalho e esforço para compor, escrever e criar músicas.

Origem da data

O Dia Mundial do Compositor, 15 de janeiro, surgiu no México. A origem dessa data decorreu em comemoração à fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), em 1945. No entanto, esta data somente foi oficialmente celebrada no mundo a partir de 1983.