Cultura

Artista ministra oficinas de reciclagem

Oficinas ocorrem aos domingos de julho no Roraima Garden Shopping 

Focado na sustentabilidade e reciclagem de produtos que, até então, iriam para o lixo ou descartado diretamente na natureza, o artista plástico e escritor Edinel Pereira fará nos domingos de julho (14, 21 e 28), no Roraima Garden Shopping ‘Oficina de Férias do Edinel Pereira’. 

Os encontros serão na Galeria do artista, próximo a Loja Americanas, a partir das 17h. Gratuita, a oficina será voltada para crianças com idade a partir de 5 anos. O material será fornecido pelo próprio Edinel que recomenda a participação dos pais de crianças pequenas, pois serão usados materiais como cola, tesoura, entre outros itens para confecção das obras. 

A cada domingo Edinel Pereira ultizar-se-á de materiais recicláveis para montagem de quadros, bonecos. “Eu uso muito esse tipo de material aqui. Tivemos sucesso na oficina de São João e, em parceria com o Roraima Garden, faremos esses encontros nas férias”. 

Edinel Pereira

Além de artista plástico, Edinel Pereira é paisagista e decorador. Ele demorou a se intitular como artista, primeiramente por não ter começado suas obras em telas. “Eu não tinha contato com telas, desenhava com carvão e pedras, entalhava madeira e criava com areia”explica. 

A criatividade para transformar materiais inusitados em obras de arte surgiu devido não ter acesso aos materiais durante a infância. “O jeito era ser criativo, assim comecei a usar a folha do jornal, incentivando as crianças a utilizar material que elas podem encontrar em casa, além de incentivar a preservação do meio ambiente” contou.

O artista

Edinel Pereira tem 51 anos. Nascido em Mucajaí, Edinel teve uma infância pobre, filho de agricultores, precisou criar seus brinquedos.  Em sua infância, construía seus próprios brinquedos e reconstruía peças que originalmente seriam jogadas no lixo. Suas obras dão continuidade a essa brincadeira de criança, em sua galeria diversas peças de artes feitas de material reciclado, além do jornal, ele usa garrafas, pedaços de madeira entre outros.