Cultura

Artista propõe criação da Academia de Literatura de cordel

A proposta é do artista Plástico e Escritor Roraimense Lindomar Neves Bach

Criar a Academia Roraimense de Literatura de cordel e artes populares (ALCAP-RR), essa é a proposta do artista Plástico e Escritor Roraimense, Lindomar Neves Bach, Coordenador do evento intitulado Coreto Cultural Solidário. Segundo ele, a próxima edição do projeto irá servir para cadastrar membros interessados na iniciativa.

Segundo ele, serão convidados artistas, escritores do segmento de Literatura de cordel, repentistas, capoeiristas, rappers, artistas de rua e simpatizantes das artes populares e demais interessados. A Reunião para cadastro de membros acontecerá durante o evento Coreto Solidário, no dia 13 de abril das 14h às 19h no Coreto da Praça do Centro Cívico.

“Na ocasião serão debatidas as diretrizes de criação, forma de atuação e fortalecimento da entidade. Também para definir um calendário com programações,assim como para escolher nomes comprometidos, para compor a diretoria” explicou.

Bach explica que a partir da reunião, as decisões tomadas servirão de base para atuação da entidade. “O objetivo é criar um calendário com ações conjuntas com outras instituições” reforça.

Projeto

O Coreto Cultural Solidário é uma manifestação de iniciativa pessoal do artista com o apoio dos coletivos culturais. “O evento chegou a sua 3ª edição e acontece todo segundo sábado de cada mês. A ideia é promover a cultura popular e a comercialização de obras de artistas com saraus e exposições” disse.

Durante o evento haverá sorteio de brindes para os presentes que doarem um quilo de alimento não perecível. As doações serão revertidas para a Casa do Vovô, Abrigo de Menores e A Associação de artesãos Nona Anonamo de índios Warao em situação de refúgio em Roraima.

Lindomar Bach

Em seu acervo, o artista já lançou mais de dez livros e divulgou seu trabalho em vários países da América latina, como a República Dominicana e Haití. Ele explica que sua veia artística aflorou na década de 80, com o movimento artístico daquela época.

Serviço