PUBLICIDADE
TAMBORES DE SAN JUAN
Artistas venezuelanos fazem festa folclórica no Parque Anauá
A festa de San Juan é uma das tradições de mais importância na cultura afro-venezuelana
Por Raisa Carvalho
Em 23/06/2019 às 13:00

Este domingo, 23 , véspera do dia de São João,  será realizada uma festa diferente na capital Roraimense. Um grupo de músicos, artistas, e folcloristas venezuelanos se apresentam a partir das 18 horas,  na Casa da Capoeira no Parque Anauá. O evento é considerado a primeira festa de San Juan (São João) no Brasil. 

A festa de San Juan é uma das tradições de mais importância na cultura afro-venezuelana. Celebrada em todas as cidades do litoral do país caribenho, a festa tem as suas raízes na época colonial. 

Na história, a data se remete a um período em que os escravos recebiam uma folga de três dias depois da colheita de verão que coincide com a data católica do nascimento do santo São João Batista. “O sincretismo da religião católica com a cultura africana marca o ritmo dessa festa alegre, que começa com tambores, cantos e oferendas para o santo e acaba com uma roda de dança animada até o amanhecer” explica o músico Benjamim Mast. 

PUBLICIDADE

Pela primeira vez no Brasil, os tambores de San Juan serão ouvidos graças a um grupo de 15 migrantes moradores de Boa Vista que se organizaram para recriar a magia da sua tradição e compartilhar-la com o público brasileiro. 

“A nossa intenção sempre foi fazer uma festa aberta para as pessoas conhecerem uma parte da nossa cultura.” Como guitarrista da banda Bolivar Blues,  Mast conheceu o poder da música para cruzar fronteiras. “O São João é uma data importante nos dois países, e o beneficio de viver em fronteira é essa mesma diversidade, essa troca de culturas” disse.

A produção do evento foi feito por La Mochila Migrante (@lamochilamigrante) um coletivo de comunicação e cultura formado por migrantes em Boa Vista, e com o apoio de Casa da Capoeira e Caritas Brasil. 

Serviço

TAMBORES DE SAN JUAN
Data: Domingo, 23 de Junho
Hora: 18h
Local: Casa da Capoeira, no Parque Anauá
Entrada Livre. Evento apto para toda a família.

***
Gostou?
7
7
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!