Cultura

Atividades artísticas ajudam crianças durante pandemia

A arteterapia ajuda a crianças a lidar com questões interiores como autoconhecimento, autoimagem, preconceito e bullying através da arte

A arteterapira ajuda a crianças a lidar com questões interiores como autoconhecimento, autoimagem, preconceito e bullying através da arte. Em Roraima, o projeto +Arts for Kids, que traduzido para o portugues é: Mais Arte Para as Crianças, da jornalista e artista plástica Yrlian Gamboa, traz a prática da arte para crianças de 3 a 10 anos. As aulas ocorrem na sede do ArtsForKis, localizado na Rua Antônio Bittencourt local 111, centro.

Segundo ela, a arteterapia é um método terapêutico em que são aplicados conhecimentos de várias áreas. “Por isso, é possível dizer que se trata de uma atividade multidisciplinar. Explorar nossos sentimentos por meio da prática, expressando-os e modelando-os com técnicas que estimulem a criatividade e façam surgir nosso bem-estar mental, trazendo alegria e felicidade para nosso dia a dia” contou. O projeto existe desde o início da pandemia em 2019, e atende as crianças de acordo com a agenda estipulada pelos pais.

Para a coordenadora do projeto, através da arte, as crianças expressam o que sente, o que vive ou o que desejam viver (Foto: Divulgação) 

É uma forma de ver além da realidade do nosso presente, passado e futuro. Essa prática permite que as crianças estudem os sentimentos ocultos ou o que desejam alcançar em sua vida a curto, médio ou longo prazo, é simplesmente uma forma saudável de expressão” explica.

A jornalista reforça que a participações dos pais nos projetos com os filhos é importante. “Hoje as crianças estão imersas no mundo digital: Ipad, celulares, videogames etc., sem se permitirem saber qual qualidade artística podem ter ou desenvolver que vai muito além do campo digital. É aqui que a motivação dos pais desempenha um papel importante, devemos fazer um esforço e separar um tempo para descobrir os gostos dos nossos filhos e ajudá-los a
vivenciar diferentes técnicas como: pintura, desenho, artesanato, aquarela, escultura, dança, jogos entre outros” disse.

“Todas as crianças são diferentes, descobri que uns gostam de pintura, outros de desenho e tem aqueles que amam o artesanato. Percebi como é lindo motivar as crianças a se expressarem por meio das mãos. Conheci cada uma as preferências pelas várias técnicas, e pude perceber no rosto das crianças a felicidade de ir ao Centro +Arts for Kids e passar duas horas divertidas de expressão totalmente genuína” reforçou.

Para saber mais sobre o projeto basta seguir a página @artsforkidrr no instagram ou pelo telefone 991231335.