Cultura

Atividades pedagógicas para crianças serão feitas pela internet

Projeto é destinado a filhos de estudantes da Estácio

Aprender brincando. Usar brinquedos, brincadeiras e jogos lúdicos na educação infantil é uma forma eficaz e prazerosa de estimular o raciocínio e facilitar o aprendizado das crianças.

E essa tem sido a finalidade do curso de Pedagogia da Estácio da Amazônia, quando criou e desenvolveu a Brinquedoteca, atividades desenvolvidas pelos alunos da faculdade com crianças da região onde está localizado o campus.

Mas com a pandemia, os projetos também tiveram que ser reinventados e a Brinquedoteca da Estácio volta acontecer este mês em uma versão online por meio da plataforma Teams. 

De acordo com a professora Hérica Paixão, coordenadora do curso, estão confirmados quatro encontros no mês de outubro, começando nesta quarta-feira (7), a partir das 16h.

Ela explicou ainda que, inicialmente, a versão pela internet do projeto será destinada a todos os filhos de alunos da Estácio da Amazônia, que já possuem acesso ao Teams. “Será uma hora de atividades onde os acadêmicos de Pedagogia vão fazer brincadeiras, contação de histórias, recreação, interagindo com as crianças de forma online, direto de suas casas”, reforça a professora, lembrando que o projeto é voltado para crianças na faixa etária entre 4 a 10 anos.

Segundo ela, a nova forma de desenvolver o projeto continuará sendo uma via de mão dupla para todos os envolvidos. “Tanto os nossos acadêmicos podem vivenciar essa prática das aulas remotas, porque para fazer as atividades, terão que planejar jogos, brincadeiras e atividades lúdicas para apresentar para a criançada; como as crianças também vão ser beneficiadas porque vão receber atividades que podem ajudar no processo de ensino aprendizagem”, explica.

“Apesar de estarem tendo as aulas remotas das escolas, a brinquedoteca vai proporcionar às crianças esse momento de recreação, de ludicidade, mas tudo pensando no processo de aprendizagem”, completa. A transmissão das atividades será da Brinquedoteca que fica no campus da Estácio.

ESCOLA DE PAIS

Outro projeto que começa a ser desenvolvido este mês pelo curso de Pedagogia é a Escola de Pais. Nela, os professores do curso apresentam temas exclusivas aos pais de crianças da educação infantil. O primeiro encontro foi terça-feira (6) com a temática “Como criar uma rotina com os filhos em casa”. No dia 20 de outubro, o segundo encontro acontece e o tema será “Como incentivar a leitura de seus filhos”.