Cultura

Autor aborda a dificuldade de ser cego em literatura de cordel

Francelir Alves nasceu em 1958 em Alto da Cruz, Maranhão 

O poeta e compositor Francelir Alves, Deficiente Visual, lançará seu primeiro livro “O Guerreiro Juventino e o Filho da Escuridão” nesta quinta, dia 04 de julho, com início às 19h30min no Palácio da Cultura Nene Maccaggi, no centro. 

O evento terá diversas atrações musicais e declamações de poesia, tais como a cantora e atriz Chirley Cantoria com Kleber Gomes, seu parceiro musical. O cantor e compositor Artur Mesquita, O cantor Guilherme Parente e o cantor Tato Barreto também diversos poetas e declamadores revezarão os microfones que estarão abertos para quem desejar se expressar. Além da tradicional autografia dos livros.

O LIVRO

A obra é versada em literatura de cordel, numa saga épica ambientada no extremo oriente durante o período medieval, quando o misticismo impunha o medo, dominando os mais fracos de espírito e as batalhas travadas forjaram os heróis a ferro e fogo. Nesse cenário o amor do príncipe guerreiro “Juventino” pela princesa “Sufia” terá que enfrentar o mais temido vilão da sua contemporaneidade, O terrível Baal, Filho da escuridão.  O livro foi contemplado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e foi prefaciada por Walber Aguiar, Advogado, professor, filósofo e poeta, membro da Academia Roraimense de Letras.

Na trama o poeta Francelir Alves faz uma analogia com sua própria história, comparando o terrível “Filho da Escuridão” com mal que o aflige desde criança, o glaucoma que lhe fez perder a visão, porém sem jamais lhe abater o espírito. O relato de sua vida traz uma lição de superação e de amor à arte, num contesto de lutas épicas com vitórias e derrotas dentre as quais o guerreiro e o artista, contrariando as expectativas, vão se tornando mais sensíveis e humanos. 

Francelir Alves não busca glória na poesia. Apenas o reconhecimento do seu trabalho, sem pôr em jogo suas qualidades e defeitos. Devemos reconhecer a sua perseverança, essa vontade de superar os obstáculos e alcançar seus objetivos. 

O poeta representa uma geração cuja autenticidade é selo de garantia e fala para pessoas que buscam essa fonte de inspiração, onde o real e o imaginário são apenas referências utópicas. Talvez movido pelo inconsciente coletivo, o poeta cordelista teceu uma história carregada de enorme dramaticidade.

O AUTOR

Francelir Alves nasceu em 1958 em Alto da Cruz, Maranhão. Veio para Roraima em 1974. Escreveu seus primeiros versos aos 13 anos, daí em diante não parou mais. Perdeu gradualmente a Visão devido ao Glaucoma, mas não abandonou sua veia criativa.

Aprendeu a “arranhar” um violão e, como compositor, cantor e violeiro já participou de vários programas de calouros locais.

Ganhou o concurso radiofônico de poesia promovido pela rádio nacional de Brasília em 1979. Também participou do III Festival de Música Popular Roraimense; classificado, participou da gravação de um LP em vinil no Rio de Janeiro em 1986. Compôs para várias bandas locais, como Pipoquinha de Normandia, Sucuriju, banda do Ratinho e Forró Saborear, de Fortaleza-CE.

Como poeta ganhou o CONPOESI – Concurso de Poesia do SESI-RR, categoria adulto, modalidade escrita, em 2005. Tem mais de 80 músicas gravadas na voz do amigo e colaborador Tato Barreto, um grande nome das serestas nas noites roraimenses. Tem mais de 76 composições registradas na Biblioteca Nacional. 

Serviço

Lançamento do Livro O Guerreiro Juventino e o Filho da Escuridão

Data: 04 de julho de 2019 

Horário: Das 19h30min às 22h30min

Local: Palácio da Cultura Nene Maccaggi, Centro

Valor do Livro: R$ 20,00

Contato Lindomar Bach 99137-9313