Cultura

CINEMA: Ator roraimense será protagonista 'Ganga Zumba' em filme

Gravações serão realizadas em Alagoas. Regis Matias estuda cinema no Rio de Janeiro

O ator e modelo Regis Matias de 45 anos viverá o protagonista Gaga Zumba em filme sobre Zumbi dos Palmares nos cinemas. Ele foi um dos selecionados para um novo filme independente que será gravado no Estado de Alagoas.  Com uma carreira consolidada como hairstylist, Regis retoma um sonho antigo de atuar após estudar Cinema e TV no Rio de Janeiro.

Ele conta que fez o teste para participar da figuração do filme, porém foi selecionado para o papel principal. “É um sonho realizado, estou com uma grande expectativa para essa nova fase da minha carreira” contou. A obra conta várias facetas do movimento negro, entre elas a história de Zumbi dos Palmares.

Filme de Lula de Oliveira

O diretor e roteirista do longa-metragem, Lula de Oliveira conta que o filme será um “doc ficção”. Lula é conhecido por sua obra “Na Terra do Sol”, curta metragem que levou o troféu BNB de melhor filme com temática nordestina.

“A ideia é mostrar a realidade dos dias do Zumbi em Palmares, com histórias interligadas uma com a outra, dentre essas histórias existem as ficcionais e as documentais. A obra contará desde o seu nascimento até a morte. Sua linha de raciocínio trata acima de tudo de sua humanidade, o filme além de tratar o passado como o presente e o presente através do passado na época do Brasil colonial eu faço uma transição entre uma história e a outra”, explicou Lula.

Equipe

O cineasta contou que a obra terá participação de grandes atores da televisão brasileira como Mário Gomes, André Gonçalves, Selminha Sorriso e a parceria com a Escola de Samba Beija Flor, do Rio de Janeiro. O elenco conta também com Marcya Alves e Danielle Dias. O figurinista será Jaime Pereira.

Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares é um dos grandes nomes da história do Brasil. Ele foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior e mais longevo quilombo da história do país. Zumbi assumiu a liderança do quilombo, em 1678, e resistiu, durante quase 20 anos, contra as investidas dos portugueses.

Foi morto após ter seu esconderijo denunciado, no dia 20 de novembro de 1695. Zumbi é, atualmente, um dos grandes símbolos da luta dos negros e dos africanos contra a escravidão no Brasil. Sua memória também é utilizada, nos dias de hoje, como símbolo de luta dos negros contra o racismo presente na sociedade brasileira.

“É um sonho realizado, estou com uma grande expectativa para essa nova fase da minha carreira” contou.