Cultura

CULTURA EM CASA: Fanzine ‘Avia’ remete vivências nortistas

Avia, uma expressão não tão conhecida, mas que significa 'bora' ou 'cuida'

A artista Elisa Coimbra produziu um fanzine com prosas, colagens e poesias. O projeto chamado “Avia” remete a vivências nortistas com expressões utilizadas por pessoas que nasceram ou moram em Boa Vista. A obra foi credenciada no edital Cultura em Casa, da Secretaria Estadual da Cultura.

“Eu me credenciei assim que abriram as inscrições com a proposta da publicação de um fanzine que produzi especificamente para participar desse edital. Ele se chama Avia, uma expressão não tão conhecida, mas que significa ‘bora’ ou ‘cuida’ e também como trocadilho do verbo haver. Eu produzi esse fanzine pensando nas vivências e expressões nortistas, especificamente aqui de Boa Vista”, explicou.

A artista Elisa  produziu um fanzine com prosas, colagens e poesias (Foto: Arquivo pessoal)

A relação com novos artistas credenciados no edital Cultura em Casa foi divulgada nesta quinta-feira, 24, pelo Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura). São oito artistas contemplados em cinco categorias (música solo, artes cênicas, culinária, música – dupla e literatura impressa).

O edital já possui cerca de 40 habilitados, dentre artistas solo, duplas e grupos artísticos. As primeiras produções já começaram e os vídeos estão disponíveis nas redes sociais da Secult. De acordo com o diretor de Promoção Cultural da Secult, Raphael Mendes, a secretaria continua habilitando novos  credenciados, porém, deve encerrar as inscrições no próximo mês.

“Estamos trabalhando na próxima relação de habilitados, que deve ser divulgada na sexta-feira, dia 25. As inscrições permanecem abertas, mas nós devemos encerrar no mês de outubro e os vídeos continuarão sendo divulgados nos meses seguintes. Essas gravações vêm ocorrendo no Palácio da Cultura com apoio da nossa equipe de comunicação e esse conteúdo se torna um cartão de visitas do artista, que pode ser utilizado tanto como material de divulgação e promoção, como para participação em processos de seleção e concursos, nos moldes do que devemos realizar por meio da Lei Aldir Blanc”, explicou.

Cultura em casa

Os interessados em se inscrever no projeto podem acessar o edital e anexo no site www.secult.rr.gov.br, na aba “edital”. O Cultura em Casa contempla artistas com benefícios que variam de R$ 500,00 a R$ 1.500,00.

Leia mais – Edital Cultura em Casa vai beneficiar artistas de Roraima