Cultura

Cadastro Estadual de Cultura será realizado de forma presencial

O objetivo é dar celeridade aos cadastros que serão utilizados para mapear os artistas

Durante cerimônia no Auditório José Celestino da Luz, do Palácio da Cultura, o secretário Estadual de Cultura anunciou que o Cadastro Estadual de Cultura terá inicio de forma presencial. As inscrições serão realizadas no Hall do Palácio da Cultura.

O objetivo é dar celeridade aos cadastros que serão utilizados para mapear os artistas que irão participar da Lei Emergencial de Cultura. O cadastro servirá também para obter uma agenda atualizada dos fazedores de cultura de Roraima.

“Foi uma forma que nós encontramos para auxiliar os artistas que tem dificuldade em se cadastrar e a criar um portfólio que facilite o benefícios da Lei Aldir Blanc” explicou. 

Durante o evento, o governador Antonio Denarium anunciou o o pagamento de cachês de artistas de atividades culturais realizadas na gestão anterior, durante o ano de 2018.

São 48 fazedores de cultura que receberão os cachês atrasados, entre artistas solo e grupos. Durante o evento, ainda ocorrerá assinatura de 17 artistas, referente ao contrato do Edital Cultura em Casa, e exposições referentes à  implementação da Lei Aldir Blanc.

 De acordo com o secretário de Cultura, Johnson Castro, durante o encontro serão divulgadas as políticas estaduais de recuperação dos espaços culturais.

“Serão abordadas ações de recuperação dos espaços culturais, como Casa da Cultura, Palácio da Cultura, Teatro Carlos Gomes e Escola de Música, considerando a necessidade de modernização e gestão dos espaços culturais vinculados à Secretaria de Cultura”, explicou.

Casa da Cultura

Entre as demandas da atual pasta, está a restauração da Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller. Recentemente, o espaço passou por limpeza e isolamento e agora está em sua segunda etapa de escoramento.

“No atual momento, estamos em fase de preparação de processo licitatório para contratação de empresa especializada que elaborará os estudos técnicos preliminares, o anteprojeto, além dos projetos básico e executivo, no intuito de determinar as bases da restauração da Casa de Cultura, respeitando o relevante valor histórico desse bem edificado e tombado para o povo de Roraima”, afirmou o governador Antonio Denarium.