Cultura

Caracaraí realiza mais uma edição de festival folclórico

Magia, folclore e lendas de Roraima são requisitos principais para mostrar o valor da força 

Caracaraí será palco da cena folclórica roraimense durante os dias 15, 16 e 17 de novembro, sempre com abertura da programação às 20h, na principal avenida da cidade, Dr. Zanny, no Centro, que se colore para receber as duas agremiações folclóricas. O evento é realizado pela Prefeitura de Caracaraí e é promovido pelos Grupos Folclóricos do Festival. 

A primeira agremiação a se apresentar é a Nação do Gavião Caracará, seguida da Cobra Mariana. Este ano a Cobra Mariana vai abordar a temática “Índio: a resistência de um Povo”. A presidente Soraia Rodrigues Teles disse que o tema foi escolhido por recontar a história da chegada dos colonizadores espanhóis e portugueses nas terras brasileiras, em uma visão mais realista quanto ao dito descobrimento do Brasil.

“Vamos desmistificar que a chegada do colonizador não foi de forma pacífica e que muitos povos indígenas que aqui já habitavam tiveram que resistir, lutando para a preservação da cultura do povo, destacando a riqueza do legado indígena deixado, seja na musicalidade, nos artefatos e utensílios, bem como nos modos de pescar, caçar e viver dos primeiros habitantes do Brasil”, disse a presidente do grupo folclórico Cobra Mariana.

Já o Gavião Caracará traz como tema “Amor: Antropofagia do movimento orgulho Roraimeira”, que traz como pano de fundo a história dos cantores Zeca Preto, Neuber Uchôa e Eliakim Rufino, homenageados com alegorias e canções que encantaram a cena musical macuxi e que fizeram sucesso na década de 80 e perpassou gerações.

“Quando se fala de antropofagia quer dizer o alimento cultual, o canibalismo cultura que se alimenta de cultura de outros povos e fazer desse alimento o que é de melhor de um povo, criando identidade adaptada à realidade. Igual é nosso estado tão miscigenado do Nordeste, de outros lugares do Brasil e da cultura indígena”, disse a presidente do Gavião, Meiryce Gigliane.

No dia 15 de novembro haverá a abertura oficial. Em seguida haverá a escolha dos itens mirins e apresentação da Banda de Toadas Tamurá.

Na disputa entre os dois grupos são avaliados itens importantes como: Intérprete, Porta Estandarte, Cabocla Macuxi, Apresentador, Pajé, Makunaíma e Galera. Todos recebem nota dos jurados escolhidos entre renomes e personalidades da cultura de Roraima. 

O FESTIVAL 

O Festival Folclórico de Caracaraí nasceu em 2006 por meio das associações folclóricas Cobra Mariana e Gavião Caracará, com o objetivo de valorizar a cultura do local, assim como despertar o interesse para o turismo por meio da música, da dança e das artes cênicas. O Governo do Estado concedeu o aporte financeiro de R$ 30 mil para cada agremiação, ou seja, foram investidos R$60 mil para o Festival deste ano. Ainda a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR) também está no apoio da estrutura.