Cultura

Carnaval deve movimentar R$ 7,3 milhões em Roraima

AYAN ARIEL

Editoria de Cidades

O período de Carnaval pode render muitos ganhos para o Estado de Roraima. Isso porque, de acordo com estatísticas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio-RR), devem ser movimentados na economia local entre a semana anterior e a do período festivo, cerca de R$ 7,3 milhões.

O economista Fábio Martinez apontou que as áreas de alimentação e bebidas, transportes e hotelaria, deverão ter destaque entre os dias de folia. Outro setor que também deve se destacar é o de organização de eventos e lazer.

“É de praxe, nessa época do Carnaval, que essa parte cultural acabe movimentando a economia. A reboque disso, outras áreas também são atingidas, como a parte de alimentação e bebidas, que acabam crescendo por conta dessas festas e, apesar de esse tipo de atividade não ser o valor principal, ela acaba atingindo a economia nesses segmentos”, explicou o economista.

Martinez salienta que é esperado que esse ganho seja equivalente ao patamar atingido no ano passado, porém alguns fatores podem vir a contribuir com números um pouco menores.

“Alguns fatores que podemos apontar são a alta cotação do dólar, que atingiu a venda de produtos importados, como enfeites, os preços de itens alimentícios, como a carne, que pesou no bolso do consumidor e, consequentemente, o fez maneirar nos gastos. Mesmo com esses fatores, esperamos que alcancemos o mesmo patamar de 2019, apesar de o momento econômico ser melhor que anteriormente”, considerou.

TURISMO – O Carnaval é uma das principais épocas turísticas para todo o Brasil e o Estado de Roraima, segundo afirmou o economista, já que se trata de um feriado extenso, que abre possibilidades para o público conhecer os principais polos turísticos daqui, como a Serra do Tepequém e o Monte Roraima.

“Tem também fazendas, cachoeiras, a prática da pesca esportiva, que vem crescendo muito aqui em Roraima, e isso dá um aumento visível no turismo. É claro que a atividade ainda não é tão grande quanto esperávamos, mas ano após vemos o crescimento dessa atividade e o Carnaval é um dos melhores períodos para esse setor”, finalizou.