Cultura

Cineasta lista filmes brasileiros preferidos; Confira

Comemorado em 19 de junho, o Dia do Cinema Brasileiro foi instituído para homenagear a captação das primeiras imagens em movimento no país. A data permanece importante para relembrar e valorizar as produções cinematográficas que nem sempre recebem o devido reconhecimento, mesmo narrando histórias inesquecíveis.

O cineasta roraimense Alex Pizano é autor de diversas obras produzidas e gravadas em Roraima. Ele preparou uma lista de obras brasileiras com enredos tão fascinantes que fazem qualquer fã de cinema ficar impressionado. Confira.

Deus e o Diabo na terra do sol

Nesta obra, Manuel é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o em uma briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços e foge com sua esposa Rosa, juntando-se aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim de qualquer sofrimento. O filme foi lançado em 1977 e tem como diretor Glauber Rocha.

Central do Brasil 

Central do Brasil é um filme brasileiro de 1998 dirigido por Walter Salles, Dora, uma amargurada ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu. O filme ganhou indicação para o Oscar de melhor filme estrangeiro e para melhor atriz para Fernanda Montenegro.

Cidade de Deus

Buscapé é um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé é salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. O filme é dirigido por Fernando Meireles e tem Douglas Silva no papel de Zé Pequeno.

Bacurau

Bacurau é um filme franco-brasileiro de 2019, dos gêneros drama, faroeste, terror gore, fantasia e ficção científica, escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles.Num futuro próximo, Bacurau, uma pequena cidade brasileira no oeste de Pernambuco, lamenta a perda de sua matriarca, Carmelita (Lia de Itamaracá), que viveu até os 94 anos. Dias depois, seus habitantes aos poucos percebem algo estranho acontecer na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam pela primeira vez na cidade com planos de exterminar toda a população ali residente.

O homem que copiava

Um humilde operador de copiadora se apaixona pela vizinha e, para conseguir se aproximar da jovem, se transforma num falsificador de dinheiro. O filme de 2014 é dirigido por Jorge Furtado e conta com os atores Lázaro Ramos, Pedro Cardoso e Leandra Leal.