Cultura

Comunidade Nossa Senhora do Livramento promove  6ª “Festa do Costelão”

Evento acontece no dia 8 de setembro, a partir das 11h, na igreja que fica no bairro Jardim Floresta

A Diocese de Roraima, por meio da por meio da Área Missionária São João Batista, vai promover no próximo mês a tradicional ‘Festa do Costelão’ da Comunidade de Nossa Senhora do Livramento. Este ano, o evento entra em sua 6ª edição. 

Segundo a organização, a previsão é que este ano acontecesse a sétima edição do evento. Porém, a comunidade optou por suspender as atividades no ano passado em razão dos trabalhos de acolhimento promovidos aos refugiados venezuelanos em Roraima. 

“Como esse ano as coisas estão bem mais organizadas, a Comissão Pastoral da Comunidade (CPC) decidiu que este seria um bom ano para retomar a programação do Costelão, que já é uma tradição da nossa igreja”, disse Soraia Lavor, coordenadora da igreja.

Conforme Soraia, o planejamento para a realização desta edição do Costelão foi iniciada com três meses de antecedência. Todo o material utilizado, desde a carne ao ingrediente mais básico, é oriundo de contribuição dos próprios fieis.

“É um evento que mobiliza toda a comunidade. Mensalmente, a comissão realiza reuniões para discutirmos ações em prol da igreja e a realização de eventos é uma delas. É muito gratificante ver o empenho das pessoas em ajudar as atividades que nós desenvolvemos”, relatou.

A preparação do Costelão é iniciada sempre às 04h da manhã (Foto: Divulgação)

Soraia lembrou ainda que para este ano, o valor de entrada para o Costelão permanece o mesmo da edição anterior. Para as crianças de 7 a 12 anos é cobrado R$ 15. Já os adultos pagam R$ 25.  

“Todo o valor arrecadado é investido em melhorias no prédio da igreja e em outras ações desempenhadas pela comunidade. Este ano, por exemplo, nós vamos utilizar o dinheiro para reformar o piso e outras melhorias do prédio”, completou.

Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones 98125-5291 e 99142-5812. A Comunidade Católica Nossa Senhora do Livramento fica localizada na rua Antônio da Costa Uchôa, número 586, bairro Jardim Floresta.

SOBRE A SANTA – Nossa Senhora do Livramento é um dos muitos títulos dados a Virgem Maria, Mãe de Jesus, a mãe daquele que ressuscitou dos mortos. Invocar seu nome é certeza de livramento, pois a intercessão dela tem um valor altíssimo diante de Deus, por justamente ter concebido o salvador do mundo. 

No Século XVI, quando a Espanha dominou Portugal, na unificação conhecida como “União Ibérica”, todos os portugueses que se negassem render homenagens aos invasores, e especialmente a Felipe II, eram presos imediatamente.

Uma das pessoas presas nessa época foi o fidalgo português Rodrigo Homem de Azevedo, um dos mais ardentes defensores da pátria lusitana. Sua esposa era devota de Nossa Senhora, e vendo o risco que corria a vida de seu marido, recorreu a ela em oração.

Durante nove noites, ela sonhou com a virgem Maria que lhe aparecia dizendo para não se angustiar, que tudo teria um livramento. De todos presos, apenas Rodrigo Homem recebeu a ordem de voltar para sua casa. Ele também teve o mesmo sonho de sua esposa.

A expectativa é produzir refeições para aproximadamente 600 pessoas (Foto: Divulgação)